quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A Judiaria de uma Vila Portuguesa do Distrito de Viseu


São João da Pesqueira



Vista panorâmica de S. João da Pesqueira


São João da Pesqueira é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 2 200 habitantes e a 850 metros de altitude.

Vila do vinho do Porto, considerada o coração do Douro Vinhateiro, na região demarcada do Douro criado pelo Marquês de Pombal. Trata-se do mais antigo concelho do país, datado a sua criação de 1055, precedendo assim todos os outros concelhos, incluindo cidades tão importantes ao tempo da fundação; como Coimbra, Guimarães ou Lamego.

A presença de Judeus na Pesqueira está documentada, pelo menos no reinado de D. João II (1481-95), onde aparece citada entre as outras judiarias do reino. S. João da Pesqueira localiza-se numa zona onde a presença judaica foi bastante forte e, embora não fosse comparável às judiarias do Porto e de Lisboa, com as quais, aliás, mantinha estreitos contatos, a sua proximidade com outras judiarias beirãs, transmontanas e castelhanas, fazia desta vila, uma das mais estratégicas.

Durante a Idade Média e, sobretudo, a partir do século XVI, judeus e cristãos-novos tiveram um importante papel na dinamização económica do Douro. Especialmente durante a Época Moderna interessaram-se pela produção vinícola e, tirando partido da teia de relações familiares em diversos centros, desenvolveram amplas redes de comércio, solidificando a ligação entre esta região e a cidade do Porto, centro escoador natural de toda a região Norte.

Através da documentação existente, nesta vila também se encontravam Judeus a exercerem ofícios de sapateiros e alfaiates, o que quer dizer que era de extrema importância o papel dos artífices, sobretudo aos ligados à vida quotidiana.



Judiaria de São João da Pesqueira


Nas traseiras da Praça da República, no Centro Histórico, subsiste um conjunto habitacional cuja toponímia (R. dos Gatos, Tr. dos Gatos e Rua Nova) aponta para a existência outrora da pequena judiaria de São João da Pesqueira.


No local da antiga e poderosa comunidade judaica subsistem casas de xisto, distribuídas por um estreito e acanhado arruamento que imediatamente evoca as irregulares ruas das cidades medievais.



Casas da Antiga Judiaria na Rua dos Gatos


Fontes:


Fotos:

Dias dos Reis; Luís A. D. Liberal; Google Maps

4 comentários:

  1. Rectificação à localização da Judiaria de S. João da Pesqueira
    - A Rua dos Gatos tinha inicio na antiga Praça de Santa Maria (Adro) hoje,Adro de Santa Maria e terminava na antiga Rua do Outeiro, hoje,Rua Dr. Francisco José Bernardes com uma passagem junto à sapata da torre do relógio. Autorizado ou consentido, foi bloqueada a rua dos Gatos com uma parede de tijolo c/porta,
    no que era a saída, igualmente parede (tijolo) c/janela e persiana. Atentado contra o Património histórico-cultural. João Moutinho (ver fac.Largo do Adro)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Muito obrigada pela sua preciosa ajuda.

    ResponderEliminar
  3. Olá!. Queiram por favor, depois de confirmado, alterar o tracejado na planta apresentada neste blog. Cpt.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom dia, para já optei por retirar a imagem, mal me seja possível irei recoloca-la devidamente assinalada. Mais uma vez, obrigada pela sua atenção e preciosa ajuda.

    ResponderEliminar