segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Um livro a não perder!



Judeus Ilustres de Portugal 
de Miriam Assor



Judeus Ilustres de Portugal de Miriam Assor, chega às livrarias ainda este mês. Uma extraordinária viagem do século XV ao século XX é dada a conhecer as vidas de 14 homens e mulheres ilustres da nossa História. Judeus ilustres, nas mais diversas área. Tais como a Ciência, Medicina, Literatura, Liderança comunitária em que a sua contribuição para dignificar e honrar o nosso país, marcando o universo histórico-nacional e fora do país. Entre eles estão o célebre médico Amato Lusitano, a destemida empresária Dona Grácia Naci, o famoso naturalista Garcia de Orta, o pensador Isaac Cardoso, o cientista Pedro Nunes, o rabino Isaac Aboab da Fonseca e Alfredo Bensaúde, fundador do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Promete ser um livro excecional, escrito sobre a alma judia. Numa temática bem investigada onde a verdade predomina e nos emociona.


Miriam Assor nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1966, no seio de uma família judaica ortodoxa. Uma visita aos campos de concentração nazis, em 1985, fá‐la trocar o curso de Psicologia Aplicada e a cidade pela vida comunitária dos kibbutz e pelo voluntariado, em Israel. Regressa após dois anos e meio e licencia‐se. Simultaneamente cursa Comunicação no Instituto de Aperfeiçoamento Acelerado. Prefere não exercer nenhum dos diplomas e ingressa na companhia aérea El Al, onde trabalha durante uma década. Enquanto a rotina assentava no verbo viajar, publica, em 1997, Libi, um livro de poemas. Doze meses volvidos, a escrita voa muito mais alto que os aviões. Torna‐se cronista da grande escola de humanismo que foi o semanário O Independente. Desde esse passo, a escrita teima e insiste, e, em 1999, edita Sentidos. Coordena, em 2001, Luz, em homenagem póstuma ao seu pai, Abraham Assor, rabino da Comunidade Israelita de Lisboa durante cinquenta anos. Em 2003 coordena a obra Gueto de Varsóvia e na sequência deste tema é comissária de duas exposições, coincidindo a última, em 2005, com a exposição documental alusiva à vida de Aristides de Sousa Mendes, Registos para a Liberdade, na Casa do Registo, em Lisboa. Crónicas de Táxis (2008) é uma compilação de crónicas publicadas na revista Domingo, publicada pela CSantos VP (concessionário Mercedes). Em Abril de 2009 publica Aristides de Sousa Mendes, Um Justo Contra a Corrente, Guerra e Paz Editores, que marcou indelevelmente a investigação sobre uma das mais generosas personalidades do século XX português. Para a Presselivre escreveu, entre outras obras, Sá Carneiro (2010) e Viagem aos Segredos da Maçonaria (2012) - obras distribuídas pelo jornal Correio da Manhã. Em Julho de 2013, editado pelos Livros d'Hoje, saiu de sua autoria Jorge Jesus, o Treinador que Mantém a Chama Acesa. Actualmente é jornalista freelancer.



O Livro pode ser adquirido online:

http://www.wook.pt/ficha/judeus-ilustres-de-portugal/a/id/15397581

http://www.wook.pt/authors/detail/id/633088


Fonte:


Sem comentários:

Enviar um comentário