terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Descobrindo a Freguesia de Bemposta do Mogadouro




BEMPOSTA


Gravura extraída do livro "Mogadouro 1509” - Duarte de Armas Descodificado", da autoria do Eng.º Manuel Duarte Ferreira.


Bemposta é uma freguesia portuguesa do concelho de Mogadouro, com 37,07 km² de área e 602 habitantes (2011). Densidade: 16,2 hab/km². Foi vila e sede de concelho entre 1315 e o início do século XIX. Era constituído pelas freguesias de Algosinho, Bemposta, Brunhozinho, Peredo da Bemposta e Tó. Tinha, em 1801, 1 607 habitantes.



Foto antiga de Bemposta


É histórica a presença judaica na aldeia de Bemposta segundo confirmam documentos na Torre do Tombo. Porém, não está ainda estudado o local da judiaria de Bemposta.

Existem várias cartas que documentam o pagamento de certa tença anual pelos moradores de origem hebraica. A mais antiga diz respeito a dona Mécia de Melo,


 "…em satisfação de contentamento da judiaria de Bemposta, mercê, seus herdeiros, que era outro tanto quanto se achara que a dita judiaria rendia".


Noutras cartas há sumários das que o rei fez mercê a Fernando Vaz de Sampaio de 900 réis de tença de juro e herdade no Almoxarifado da Torre de Moncorvo, em satisfação da judiaria da Bemposta.

Com os acontecimentos de 1383 muitos judeus optaram pelo caminho do exilo, receosos do clima politico que se vivia em Portugal perdendo os seus bens. Uns dos beneficiados foi o fidalgo transmontano Vasco Pires de Sampaio, que viria a ser senhorio de Bemposta e recebeu em Vila Frol os bens móveis e de raiz do judeu Abrafan Rico.




Durante o reinado de Manuel I ordenou-se a expulsão e perseguição dos Judeus apenas permitindo continuar a morar em Portugal aqueles que se convertessem ao cristianismo, os chamados cristãos-novos. Foi criada a Inquisição e removido o Núncio que protegia os judaizantes (judeus que continuavam leais à sua cultura religiosa).

As Estrelas de David foram retiradas das fachadas das casas ou escondidas e as suas tradições e práticas religiosas som feitas em segredo e núcleo restrito.

Num quadro de perseguição religiosa, em 1674 Dom André, bispo de Miranda, à que pertencia Bemposta, assina uma petição em nome dos bispos portugueses, levada por uma representação ao Santo Padre Clemente X contra os Judeus. Existem notícias de que na Inquisição de Coimbra foi julgada Brites Lopes, viúva de Manuel Ribeiro, cardador natural da Bemposta.




Os apelidos mais vulgares na população de Bemposta como de origem judaica são: Antunes, Campos, Cardoso, Lopes, Martins, Mendes e Oliveira. No entanto, nas relações correntes conhecem-se mais facilmente por alcunhas que pelos seus nomes e apelidos. Estas alcunhas, transmitidas de pais a filhos, são nomeados de família e, entre os quais: Canhas, Côdeas, Escupe, Fafai, Gandim, Moca e Porrudo. Nos patronímicos são vulgares os de origem bíblica (Moisés, Elias, Isaias, David, Daniel, Judite, Raquel, Sarah, Anaisa, Lia,...).




Fontes:

(Por Caeiro)
(Foto de Rafael de Carvalho)
(Fotos de Leila Rebelo Campos)
(Foto publicada por Antero Neto)

2 comentários: