Ki-Tisa
Pintura de Myriam Jawerbaum -
Ki-Tisa
Dom Abarbanel
usa as palavras “Grande” e “Profunda” ao referir-se à
parsha desta semana.
Com a descrição do pecado do bezerro
sagrado e com os eventos à sua volta nesta parsha, existem de facto muitas,
grandes e profundas lições a ter em conta.
James Tissot
- The Golden Calf
No final da parsha (Capítulo 34) a Torá
começa a enumerar uma lista de mandamentos que cabe ao nosso povo cumprir.
Lista de Mandamentos
Ao examinar estes Mitzvot, Dom Abarbanel
pergunta. “Muitos destes mandamentos parece que já nos foram dados
anteriormente. Porque é que a Torá decidiu apresentar aqui esta lista de
mandamentos quando é certo que já os conhecemos bem?”
A resposta, diz Dom Abarbanel, reside no
contexto da nossa parsha. Depois do pecado do bezerro sagrado e de termos caído
em nós sobre a enormidade do erro cometido, as pessoas procuravam um modo de
expressar o quanto lamentavam o sucedido.
Como é que poderíamos corrigir o pior
erro alguma vez cometido na nossa história? Qual é a abordagem adequada para
lidar com uma situação tão delicada e terrível?
Isto, diz Dom Abarbanel, é a razão para
esta lista de mandamentos aqui aparecer. D-us está a dizer-nos que com Teshuva, com o retorno à nossa
ligação com Ele, não precisamos de ideias revolucionárias mas sim de um
regresso aos termos básicos da relação.
Não servir ídolos, observar o
Shabat e os Dias Santos, são os fundamentos do Judaísmo, tais como são os
instrumentos para renovar a ligação com D-us.
Talvez isto possa ser uma lição para
todos nós. Numa escala bem menor, todos nós fazemos disparates e todos nós
precisamos de os corrigir. Em vez de procurarmos algo novo e
diferente, o retorno ao fulcro central da nossa essência é o caminho a seguir.
Uma lição “grande” e “profunda” sem dúvida.
Cortesia de
Rabino Eli
Rosenfeld
Shabat Shalom!
chabadportugal.com
Fotos:
Amei Ziva! feliz sábado!
ResponderEliminarO Rabino Eli tem sempre uma excelente forma de nos explicar e de nos fazer entender algo que à partida nos parece bem mais complicado e que na verdade; somos nós que complicamos. :) Shabat Shalom!
ResponderEliminarRealmente! o rabino foi objetivo e exato na sua colocação devemos voltar aos primórdios da relação com Deus.
ResponderEliminarComo se nosso coração fosse circuncidado pela verdade de Deus e não há lugar e nem espaço para que algo ocupe o lugar "DELE" em nossas vidas!
Ziva,post muito bom e esclarecedor!