quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Uma vida difícil - Uma vida com êxito!


Entre o sofrimento e as cores...Há quem escolha 
lutar e ser feliz!

Sam Borenstein


Auto-retrato

Sam Borenstein (1908 - 1969) nasceu na Lituânia. Depois de uma infância na Polónia devastada pela guerra, ele imigrou para Montreal com o pai e uma de suas irmãs em 1921. 

Através de suas pinturas, ele capta o movimento do vento, o calor do verão, e as muitas cores de neve. Ele captura a personalidade por trás do rosto, e a fragrância de flores.
Ele é capaz de tornar visível o invisível.


Ferme, Saint-Bruno e Laurentian Autumn 


Perca 29 minutos do seu tempo com este mini filme, acredite que vale cada segundo do seu tempo; vale pela história, pela música e claro pelas imagens animadas: 




Early Sunflowers e The Pink Bouquet


Ele passou dois anos em Ottawa como um aprendiz de um vendedor de peles, e depois voltou para Montreal, onde trabalhou como cortador numa fábrica de roupas. Apesar de ter tido pouco estudo formal, Borenstein teve aulas de arte à noite, estudando escultura com Elzear Soucy e desenho com Adam Scott Sheriff e John Y. Johnstone, e associou-se a artistas locais, como, Alexandre Bercovitch, Fritz Brandtner, Herman Heimlich, e Louis Muhlstock.



Aldeia Laurentian


Descrito como um expressionista canadiano, Borenstein começou a pintar na década de 1930 e a partir de então, ele aplicou seu estilo exuberante de imagens de favelas de Montreal, aldeia Laurentian e retratos de sua família e amigos. As suas cores vivas, perspectiva distorcida, e sensação de movimento recordam as obras dos mestres europeus que ele admirava, sobretudo Van Gogh, Vlaminck, Utrillo, Soutine. 



Montreal West Winter

A sua primeira exposição individual ocorreu em 1934 no café Coffee House, em Montreal. Em 1939, viajou para Borenstein Bretanha, onde teve a oportunidade de ver o trabalho dos artistas que há muito admirava. A partir da década de 1940, ele pintou retratos, magníficas naturezas-mortas e paisagens nas aldeias Laurentian e Montreal. As suas pinturas energéticas e expressivas rapidamente deram nas vistas.



Summer

Em 1966, três anos antes de morrer, Borenstein foi o tema de uma exposição retrospectiva na nova Galeria de Arte de Sir George Williams University (agora Concordia University).  

A exposição que se segue, não é desta galeria de Arte e sim da descrita em baixo.



Galeria de Yeshiva University Museum





Fontes:


2 comentários: