domingo, 13 de outubro de 2013

Rav Asher ben Yechiel, mais conhecido como "Rosh"



O dia de hoje na história judaica
 9 de Cheshvan


Falecimento de Rosh (1327)

Rav Asher ben Yechiel - The "Rosh"


A vida e influência de Rabi Asher ben Yechiel, conhecido pelo acrônimo Rosh, abrangeram as duas esferas da Diáspora Judaica de sua época, as comunidades Ashkenazita (franco-germana) e a Sefardita (Espanhola e Mediterrânea).

Nascido em 1250 na Alemanha Ocidental, Rabi Asher estudou com o famoso Tosafista Rabi Meir de Rothenburg, foi pai de oito filhos e autor de uma das mais antigas codificações da Lei Judaica. Na meia-idade ele fugiu às perseguições na Europa Medieval, estabelecendo-se em Espanha onde os judeus prosperavam materialmente e o estudo judaico florescia na Era Dourada da Espanha.

Embora fosse um exilado e recém-chegado sem tostão, o gênio e a erudição de Rabi Asher logo lhe granjearam uma posição de prestígio e influência. Em 1304 foi convidado a servir como líder espiritual dos judeus de Toledo, onde ele estabeleceu uma academia talmúdica e transplantou o sistema de interpretação e análise talmúdica dos Tosafistas Ashkenazitas. Ele também introduziu o tradicionalismo e a piedade dos primeiros chassidim ashkenazitas (revertendo as tendências secularistas em determinados segmentos do Judaísmo Sefardita). Rabi Asher faleceu em Toledo a 9 de Cheshvan de 5088 (1327 EC).


Uma das suas obras

Shailoth U'Teshuvoth



Fontes:


Sem comentários:

Enviar um comentário