sábado, 26 de outubro de 2013

O dia de ontem na história judaica




Ontem, dia 22 de Cheshvan do ano 5774 da era judaica, passavam 258 anos da data que assinala o terramoto de Lisboa (5516).


 Terremoto em Lisboa (1755)


Um grande terremoto atingiu Lisboa, Portugal, destruindo grande parte da cidade, incluindo o:

Tribunal da Inquisição.




O Tribunal da Santa Inquisição


O Paço dos Estaus ("estaus" = estalagem) foi mandado erguer em 1449 pelo então regente D. Pedro como palácio para albergar pessoas da corte sem residência própria e os monarcas e embaixadores estrangeiros.

Neste paço habitou D. João III desde 1540, recebendo ali nesse ano São Francisco Xavier, e aí se realizaram muitas festas de corte. Foi aí que morreu D. Duarte, filho de D. João III, e que D. Sebastião recebeu das mãos do cardeal D. Henrique o governo do reino.

Em 1571 nele se instalou o Tribunal da Santa Inquisição, sendo então oficialmente designado por Casa de Despacho da Santa Inquisição.

Pelo terramoto de 1755 ficou muito arruinado, sendo reedificado sob a direção de Carlos Mardel. No lugar do Palácio dos Estaus, em 1807, passou a instalar-se o Paço da Regência e, em 1826, a Câmara dos Pares, sendo também ali instalada a Academia Real de Fortificação, a Secretaria da Intendência da Polícia, a Escola do Exército e o Tesouro Público.

Em 1836, funcionando nele o Tesouro, ardeu completamente, tendo sido construído no seu lugar, o Teatro Nacional D. Maria II, inaugurado em 1846.



O GRANDE TERREMOTO de LISBOA  

Gravura britânica, publicada em Londres em 1756. O rei português, D. José I, frente a uma Lisboa em ruínas, pergunta a um padre anglicano quais as causas do terremoto; o sacerdote protestante mostra-lhe um “auto-da-fé”, dizendo que “queimar pessoas provoca a ira divina” (Jan Kozak Collection, Universidade de Berkeley, Califórnia). (Fonte: Rua da Judiaria - O Terramoto de Lisboa, os judeus e a Inquisição).



Nota:
Como já perceberam, a maioria das notícias que aqui coloco, faço-o no dia referente à era Judaica e poucas vezes no calendário gregoriano, sendo que por este calendário este acontecimento teve lugar no dia 01 de Novembro de 1755. ZD


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário