Retrato
de uma vida na arte
Moshe Rynecki nasceu em 1881 numa
pequena cidade do leste de Varsóvia, perto da cidade de Siedlce. Seu pai,
Abraão, foi um alfaiate que se especializou na confecção de uniformes. Pouco se
sabe sobre sua mãe, Zipora. A vida era difícil para os Ryneckis. Eles não
tinham água corrente e não havia condições insalubres com uma vala de esgoto
que corre ao longo da estrada. Quanto às suas crenças e práticas religiosas, os
Ryneckis foram hassídicos. As únicas certezas que temos foram-nos relatadas
pelo seu filho, George, que escreveu um livro de memórias sobre os seus avós e
pais.
Moshe
Rynecki (1881-1943)
Self-portrait
Rynecki começou a desenhar em uma idade precoce.
De acordo com a tradição da família, ele costumava usar giz, e às vezes quando
tinha alguns, desenhava figuras no chão e nas paredes de sua casa. De acordo
com o livro de memórias escrito por seu filho, George, "Uma vez que ele chegou
a ser espancado por violar o mandamento:" Tu não deverás criar imagens. Um
dia ele falou com o seu filho e contou-lhe a sua resposta e ele disse-lhe:
"Deus deu-me este talento e eu não acredito em quebrar essa tendência
natural. Eu tenho simplesmente que fazê-lo. Se D’us não quisesse que eu
pintasse, eu não teria este enorme desejo; o desejo de imortalizar em papel ou
tela o que eu vejo. Eu sou simplesmente um escritor de sorte, que em vez de
palavras, deixo as minhas mensagens em imagens. Eu não sinto a transgressão a
que a Bíblia se refere sobre as imagens."
A
família Rynecki nunca foi dada a fotos e nem retratada nas suas obras, mas foi
dito, "... não é um quarto, que geralmente mostra um ofício...".
Rynecki teria preferido ir directo para uma
escola de arte, mas primeiro teve que completar sua educação judaica numa
yeshiva. E assim o fez, e depois foi para uma escola russa mediana, que era um
pré-requisito para a aceitação na Academia de Arte de Varsóvia. De acordo com
um livro publicado em 1965 sobre a História da Academia de Arte de Varsóvia
", Moszek Rynecki" frequentou a Academia durante o ano de 1906/1907.
Os jogadores de
xadrez
Após completar sua educação formal, Rynecki
passou a pintar o que ele sabia melhor na comunidade onde morava. Ele fez
vários tipos de pinturas, como por exemplo “Os jogadores de xadrez” para além
de muitas outras actividades quotidianas que ele ia captando; Simchat Torah, Interior da sinagoga, e pessoas
no seu estudo, mas nas suas obras ele também pintava lugares, eventos, e as
questões centrais para a comunidade judaica. Enquanto alguns de seus trabalhos
foram apresentados em galerias locais e foram recebidos com boas críticas, seu
filho George afirma: "Ele não foi bem-sucedido na venda de nenhuma das
suas obras."
Pintura da esquerda: Talmudistas
Pintura da direita: O Parque
Pintura da esquerda: Simchat Torah
Pintura da direita: Interior da Sinagoga
No início da Segunda Guerra Mundial Rynecki foi
forçado a entrar no gueto de Varsóvia. Apesar de ter pouco acesso a materiais
de arte no gueto, ele continuo a pintar. Apenas três pinturas deste período
de sua vida são conhecidos por terem sobrevivido ao Holocausto: No abrigo; O trabalho forçado e Refugiados.
Refugiados
O Yad Vashem tem na
sua coleção permanente esta peça retratando refugiados
dentro do gueto de Varsóvia.
No início de 1943
Moshe foi deportado para Majdanek e lá morreu, no campo de concentração.
A coleção de Magnes de Arte e Vida Judaica em
Berkeley, Califórnia, tem na sua coleção permanente este trabalho descreve uma
cena de casamento.
The
Gift of Bread, 1919
Esta peça, "Pogrom
Russo - Ataque dos cossacos", é certamente o quadro descrito no livro de
memórias de George Rynecki:
“Meu pai estava sempre a pintar. Quando o
polaco chegou ao poder, ele fez uma pintura, óleo sobre tela, que se tornou muito
controversa em Varsóvia. Ele recriou o pogrom russo, um ataque dos cossacos numa
sinagoga em que o estupro de mulheres foi mostrado e homens mortos envoltos em
rolos de Torah, e que era um forte quadro político contra os russos. Claro que
a história dos pogroms russos era bem conhecida, mas nunca tinha sido mostrada numa
pintura de dimensões tão dramáticas”.
Em Junho de 1951,
46 telas foram exibidas no
Jewish Community Center, Dallas, Texas.
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