segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Momento Musical com Vivaldi



“As Quatro Estações” – Primavera


Retrato de um violinista veneziano, geralmente tomado 
como sendo Vivaldi, Anónimo, 1723


     Antonio Vivaldi (1678-1741) nasceu em Veneza e foi um dos maiores compositores do Barroco. Sacerdote católico, era conhecido pela alcunha Il Prete Rosso (“O Padre Vermelho”) devido à sua farta cabeleira ruiva. Foi um virtuose do violino, tendo composto concertos instrumentais, especialmente para violino, mas também obras corais sacras e óperas, muitas delas entretanto desaparecidas. A sua obra mais conhecida é sem dúvida As Quatro Estações




Les Quatre Saisons (1860-61), Paul Cézanne


     A popular Quatro Estações é um conjunto de quatro concertos (cada um dedicado a uma estação do ano), que por sua vez pertence a um ciclo de doze concertos intitulados “Il Cimento dell’Armonia e dell’Inventione”- O Julgamento da Harmonia e da Invenção-, publicados em 1725. Para uma melhor apreciação da obra, Vivaldi escreveu Sonetos individuais como complemento das cenas que imaginou. Cada concerto está organizado em três andamentos, na forma Rápido-Lento-Rápido, e foram escritos para violino solo, cordas e baixo-contínuo, neste caso o Cravo. 



Cravo, 1681, V&A Museum




Primavera (1477), Sandro Botticelli


     Para este Momento Musical escolhemos o primeiro dos quatro concertos - A Primavera, que apresentamos com o Soneto correspondente, numa tradução livre. A interpretação do primeiro exemplo tem solo e direcção de Itzhak Perlman, à frente do naipe de cordas da Orquestra Filarmónica de Israel.


Soneto para o Concerto “A Primavera”
Allegro

Chegada é a Primavera e festejando
A saúdam as aves com alegre canto,
E as fontes do gentil Zeferino
Correm com doce murmúrio, mas…

Uma tempestade cobre o ar com negro manto
Relâmpagos e trovões são eleitos a anunciá-la;
Logo que ela se cala, as avezinhas
Tornam de novo ao canoro encanto.

Largo

Diante disto, sobre o florido e ameno prado,
Ao agradável murmúrio das folhas
Dorme o pastor com o fiel cão ao lado.

Allegro Pastorale

Aos alegres sons da rústica gaita-de-foles
Dançam ninfas e pastores sob o abrigo amado
Quando a Primavera aparece brilhante.





Retrato de Antonio Vivaldi, por Martin Missfelft


      No exemplo que se segue vamos ouvir apenas o primeiro andamento – Allegro – do concerto “A Primavera”, numa interpretação da Wichita State Univerrsity Chamber Players, que serve de base a um pequeno filme sobre Vivaldi. Nele, o artista alemão Martin Missfeldt usa uma técnica de pintura conhecida por Speedpainting, um termo popularizado para pinturas digitais aceleradas. 





   Terminamos com uma interpretação muito original e de rara qualidade musical; referimo-nos ao já nosso conhecido quinteto vocal israelita Carmel A Cappela, que interpreta de forma magistral o Allegro do concerto “A Primavera” de Vivaldi. 




Este artigo foi elaborado na integra por:

Sónia Craveiro

Muito obrigada, querida amiga.

Beijinhos


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário