quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Issachar Ber Ryback






Issacar Ber Ryback nasceu a 2 de Fevereiro de 1897 em Jelisawetgrad, agora Kirovohrad, Ucrânia, faleceu a 22 de Dezembro 1935, em Paris e foi um pintor russo-francês.



Ryback frequentou a escola de arte em Kiev até 1916. Ele se juntou a um grupo de pintores progressistas e estava sob a influência dos defensores de uma literatura judaica moderna, como David Bergelson e David Hofstein, o pintor Alexander Bogomazow e Alexandra Exter. Quando, na primavera de 1917, em Moscovo participou de uma exposição de pintura e escultura judaica, as suas obras tiveram um lugar de destaque.







Após a Revolução Russa, ele esteve envolvido em diversas actividades para redefinir uma cultura ídiche avant-garde na União Soviética e foi para Moscovo. Depois o seu pai e outros soldados foram mortos durante os pogroms na Ucrânia Petljura, ele fugiu para Vilnius em Abril de 1921, e em Outubro de 1921 recebeu um visto para a Alemanha. 







Para Miriam Margolin ele ilustrou três livros de histórias iídiche, e as suas litografias shtetl foram impressas em 1923 numa publicação emergente. 





Em Berlim ele trabalhou para uma organização de educação judaica, a União Mundial ORT, para a qual ele desenhou o logotipo. Em 1924, ele tentou novamente a trabalhar na União Soviética nos palcos para teatro iídiche.





Em 1926 emigrou definitivamente para Paris. Em 1928, ele teve uma exposição individual na "Galeria aux Quatre Chemins" e 1929 em "L'Art Contemporain Gallery", seu estilo de pintura é agora orientado para a cor expressionista da École de Paris entre as guerras. Outras exposições individuais em galerias com por exemplo, em Haia, Roterdão, Bruxelas e Antuérpia. Em 1935, ele viajou para a abertura da exposição de Cambridge.








Ryback foi contemporâneo do artista judeu russo El Lissitzky, Isayevich Natan Altman, Boris Aronson e Chagall, que buscavam um renascimento da tradição judaica na arte moderna. A maior parte de sua propriedade está localizada no Museu Ryback em Bat Yam, em Israel.


Vida e obra de Issachar Ber Ryback



Fontes:


Sem comentários:

Enviar um comentário