segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Momento Musical!



Momento Musical com Mozart

“Eine Kleine Nachtmusik” – Allegro


Retrato de Mozart (detalhe), Johann Nepomuk della Croce, 1780


    A minha querida amiga Ziva, sempre com carinho, publica aqui no blogue os meus escrevinhanços. Eu agradeço a partilha, porque gosto muito de aprender e é partilhando que aprendemos.

     A imaginação humana espanta-me e quedo-me a pensar de onde surge tanta criatividade. Li num comentário sobre Bereshit – o livro de Génesis -, que a palavra hebraica para Adão é Adam, que vem do radical “dimion”, que significa imaginação. Seguindo esta linha de pensamento, a qualidade que define a pessoa humana, o homem, e de acordo com o seu nome – Adam -, é a imaginação. Esta extraordinária imaginação que nos eleva acima da simples percepção física e nos dá asas para viajarmos para além das fronteiras do tempo e do espaço. 



Retrato de Mozart (inacabado), por Joseph Lange, 1789


    Concordamos, com certeza, que a imaginação e a criatividade de Mozart foram das mais prodigiosas que a Humanidade já conheceu. Escolhi, então, para este momento musical, o primeiro andamento – Allegro - de Eine Kleine Nachtmusik (“Pequena Serenata Nocturna”), composição de 1787, de Wolfgang Amadeus Mozart. A obra foi escrita para um ensemble de cordas - dois violinos, viola de arco, violoncelo e contrabaixo -, sendo frequentemente interpretada por orquestra de cordas.

     Vamos ouvir o primeiro exemplo, obedecendo à versão original do compositor, pelo Quarteto Gewandhaus e um contrabaixista convidado. 




Mozart - Serenade in G major, K. 525 'Eine kleine Nachtmusik' - I. Allegro
Gewandhaus Quartet



Quinteto vocal Carmel A Cappella com Shula Erez


    O segundo exemplo do Allegro de “Eine Kleine Nachtmusik” de Mozart vai ser executado pelo extraordinário quinteto vocal Carmel A Cappella. Este grupo israelita, fundado em 1990, com direcção musical de Shula Erez, é constituído por cinco cantoras de Haifa, e é especializado na interpretação de música polifónica a cappella (que como o nome indica – a cappella -, sem acompanhamento instrumental). 




Carmel A-cappella - Eine Kleine nachtmusik - Mozart




Mozart Group – Quarteto de Cordas


    A escolha do terceiro e último exemplo recai sobre o Mozart Group, um quarteto de cordas polaco, de Varsóvia, formado em 1995. A interpretação a que vamos assistir foi gravada ao vivo num concerto de Bobby McFerrin. À boa maneira do Mozart Group, para além de uma excelente qualidade musical, cheia de humor, os músicos intercalam a obra original de Mozart com adaptações ao estilo tradicional polaco, tirolês, yiddish e espanhol. 



Robert “Bobby” McFerrin


    Neste vídeo podemos ainda assistir a uma soberba interpretação da canção “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, na voz de Bobby McFerrin, com acompanhamento do Mozart Group.

     A requintadíssima técnica vocal de Bobby McFerrin empresta ao clássico de Bossa Nova uma originalidade, que nos transporta a um mundo de encantamento como só a imaginação e a criatividade tornam possível. 




Bobby McFerrin – Mozart Group – Mozart e Garota de Ipanema


Espero que esta escolha musical vos tenha dado prazer. Pelo menos tanto quanto me deu a mim. 



Como já perceberam desde o início deste artigo, este foi o resultado de mais um momento inspiradíssimo da nossa 
Sónia Craveiro, a quem eu, e penso que todos os que amam música agradecemos. J


Muito obrigada querida amiga.


Beijinhos


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário