terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Felix Mendelssohn


Um compositor judeu


 
Felix Mendelssohn Bartholdy
 
 

 Em 2009 comemoram-se 200 anos de nascimento de Mendelssohn. Sua trajetória é exemplar para a integração dos judeus na Alemanha do século XIX.

Felix Mendelssohn-Bartholdy foi o primeiro compositor judeu da Alemanha a ser cumutado de honrarias, ocupar cargos significativos, assim como alcançar destaque social e ser celebrado em toda a Europa. O nazismo criaria um corte em sua recepção, até hoje não cicatrizado.


Uma exposição em Eisenach abordou o papel de Felix Mendelssohn como redescobridor da música de Johann Sebastian Bach. Enquanto o compositor judeu foi excluído pelos nazistas, Bach foi instrumentalizado como músico nacional.


A ideologia nazista baniu a música do judeu Mendelssohn e apagou seus traços da cidade onde viveu os últimos anos. Com concertos e monumentos, um regente de fama mundial se bate há décadas para corrigir esta distorção.

O compositor passou a maior parte da vida na então capital da Prússia. Porém ao fim trocou-a por Leipzig. Ainda assim, muitas marcas mendelssohnianas permanecem em Berlim, na forma de música, pedra ou instituições.
lssohn Bartholdy

 
Mendelssohn - Song without Words, Op. 30 - 6 - Gondolier's Song 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário