segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Grande Sinagoga de Paris.



Fachada da Sinagoga.

  
A Grande Sinagoga de Paris, também conhecida como Sinagoga de la Victoire ou Sinagoga Grande de la Victoire fica situada no quarteirão 44, Rue de la Victoire, no n.º 9.

O arquiteto foi Alfred-Philibert Aldrophe (1834-1895) que também construiu a Sinagoga de Versalhes e de Enghien-les-Bains. A construção foi iniciada em 1867, a Sinagoga  inaugurada em 1874 e aberto ao público em geral em 1875. A construção é em estilo clássico, mas embelezada com frescuras bizantinas.



Existe inscrição em hebraico na entrada; é um versículo do Génesis 28,17:

" Este não  é outro senão a Casa de D'us, e esta é a porta dos o céus",

o mesmo que se encontra na entrada da Sinagoga de Reims e do Bar-le-Duc.

O interior também tem algumas inscrições religiosas por cima das portas. No púlpito tem escrito em francês os nomes dos profetas. Acima do Aron Kodesh está uma gravação com as palavras "ה 'ניסי" ("O Senhor é a minha bandeira," Ex 17:15)


Interior da Sinagoga


A Grande Sinagoga de Paris foi classificada como monumento histórico a 11 de Dezembro de 1987.


Esta sinagoga também inclui uma série de doze vitrais simbolizando as Tribos de Israel.


O coro é separado por uma montagem entre uma balaustrada e a bimá.


Todos os anos, no domingo antes de Rosh Hashaná (Ano Novo judaico), acontece uma cerimónia em memória dos Mártires da Deportação.

Foi nesta sinagoga em 21 de Abril de 1890, que Alfred Dreyfus casou com Lucie Hadamard. A cerimónia foi presidida pelo Rabino Chefe da França, Zadoc Kahn, "Dreyfusard" um futuro Dreyfus, que defendia a liberdade.


A Colonne orquestra, interpreta o Serviço de Sacré, de Ernest Bloch Victória
(10 de Maio de 2012).


Hoje, a Comunidade da Vitória, é também palco de muitas actividades regulares ao longo do ano: Cursos como o do Talmud/Torá, refeições de Shabat, concertos, etc.
Bar Mitzvah e Bat Mitzvah, são celebrados nos salões ao longo do ano e são geralmente acompanhados pelo coro e a liturgia tradicional do rito Ashkenazi.


 

 
Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Grand_Synagogue_of_Paris


http://www.youtube.com/watch?v=hHx0XdVuq4A&feature=relmfu

Sem comentários:

Enviar um comentário