sexta-feira, 14 de março de 2014

Recordações de Purim!



 Purim Sameach!



Hoje e porque o Purim nos está a bater à porta, vou partilhar convosco uns tesourinhos que encontrei sobre esta passagem da nossa história, que todos devemos celebrar!



Pergaminho de Esther com ilustrações coloridas. Ferrara, Itália, 1616.



Uma fotografia tirada num desfile de Purim em Telavive, 1926. Das colecções do Departamento dos Arquivos JNUL .



"A alegria de Purim" – pinturas que se penduram em casa antes de Purim, representando o signo de Peixes do zodíaco para o mês de Adar.



Uma litografia por Moshe ben Yitzhak Mizrachi inspirada nas histórias do Livro de Ester Jerusalém, início do séc. XX.



Um cartaz das colecções do Departamento dos Artigos  do JNUL.



Hinos para Purim, com bênçãos sobre a leitura do Livro de Esther,  numa folha ricamente decorada, semelhante em estilo dos contractos ilustrados de casamento (Ketubah) persas, 1920.



Hagadá para a Noite dos Bêbados. Mondovi, (Itália), 1856. Manuscrito copiado em escrita em italiano semi-cursiva, a partir da impressão de Amsterdam 1849. Zvi Hirsch Sommerhausen.



Dicionário histórico e crítico, cronologia geográfica e literal da Bíblia. Paris, Emery, Saugrain, e P. Martin, 1730.uma gravura do interior da sinagoga é Purim. Augustin Calmet.



Moritz Daniel Oppenheim, 1799-1882. Pintura antiga a retratar a vida familiar. 
Frankfurt, H. Keller, 1882.



O Megille, o grande livro de texto e música. Texto em iídiche, Inglês e Alemão. Música, Dov Seltzer, ilustrações, Samuel Bunim. Dresden, Dresden Megille-Verlag, c1998. Itzik Manger.


Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário