terça-feira, 4 de março de 2014

Mais um pintor Judeu - צחק פרנקל







Yitzhak Frenkel (hebraico: יצחק פרנקל , foi um pintor israelita, nasceu a 1899, morreu em 1981), também conhecido como Alexandre Frenel.

Auto-retrato do artista no seu estúdio.



Yitzhak Frenkel nasceu em Odessa, Ucrânia, no Império Russo. Ele era neto do famoso Rabino Levi Yitzchok de Berditchev. Em 1917, estudou com Aleksandra Ekster na Academia Belas Artes de Odessa. 



Sinagogas em Safed




Frenkel imigrou para a Palestina em 1919 fazendo parte da primeira onda de colonos da Terceira Aliyah. O artista morreu em Tel Aviv em 1981 e foi sepultado em Safed.

Placa memorial em Tel Aviv


Em 1920, ele estabeleceu a 'cooperativa dos artistas de Jaffa e dos artistas 'estúdio em Herzliya. Mais tarde naquele ano, ele viajou para Paris, onde estudou com os École des Beaux-Arts e na Académie de la Grande Chaumière nos estúdios do escultor Antoine Bourdelle e pintor Henri Matisse. Ele foi um dos principais artistas judeus da École de Paris. Frenkel voltou para a Palestina em 1925 e abriu a Histadrut Art School, em Tel Aviv. 



Figuras de Safed


Entre seus alunos, Shimshon Holzman, Mordechai Levanon, David Hendler, Joseph Kossonogi e Siona Tagger. Ele foi um mentor para os estudantes de Bezalel Avigdor Stematsky, Yehezkel Streichman, Moshe Castel, e Arieh Aroch.




Figuras de Safed


O estilo de Frenkel estava mais perto da pintura abstrata que expôs em Paris, que o orientalismo que era popular na Palestina naquela época. Em 1934, estabeleceu-se em Safed. Ai, ele pintou as sinagogas antigas, ruas estreitas, os habitantes locais e paisagens envolventes. Em 1973, reabriu a sua casa como um museu mostrando seu trabalho. Em julho de 1978, Frenkel tinha uma exposição individual na Orangerie, em Paris.



Boda em Safed

Frenkel ganhou o Prémio Dizengoff por duas vezes, a primeira em 1938 e novamente em 1948. Ainda, o artista participou na primeira e na segunda exposição Veneza Bienais.



Músicos Klezmer


Músicos


E deixo-vos com algumas paisagens, de Safed e  de Jerusalém e ainda algumas urbanas.





Jerusalém




Safed  em cima e Paisagens urbanas em baixo.





Para não terminar abruptamente: “Simchá Torah”


E podia continuar todo o dia a adicionar mais obras deste pintor…mas vou guardar para outro dia. J


Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário