Esta semana
começamos o livro de Vayikra, o terceiro livro da Torá.
A maior parte de Vayikra discute
o serviço do Templo e as muitas oferendas prescritas pela Torá.
Uma vez que certas oferendas são feitas diariamente,
outras são feitas como resultado de acções pessoais ou comunitárias.
A oferenda de "Chatat" era necessária em caso de
transgressões que necessitassem expiação.
Ao listar as situações em que a oferenda de
"Chatat" se deveria efectuar, a Torá começa com um erro cometido pelo
“Ungido Sacerdote” e prossegue com uma situação em que a comunidade no seu todo
esteve envolvida – em ambos os casos uma oferta de "Chatat" tinha
lugar.
Dom Abarbanel, no seu comentário deixa a seguinte questão.
Uma vez que o procedimento para as ofertas em ambos os casos eram exactamente
idênticos, porque é que a Torá repete a descrição do mesmo processo duas vezes?
A explicação diz Dom Abarbanel, reside no entendimento da
Torá com respeito ao conceito de "Teshuva", retornar a D-us e emendar
os nossos erros.
O “Ungido Sacerdote” era excepcional na sua sensatez,
sabedoria e qualidades de liderança, e ainda assim a sua obrigação de
rectificar o seu erro em nada diferia da do resto da comunidade.
Ao repetir o processo duas vezes, a Torá fala directamente
a cada um de nós ensinando-nos que como membros do Povo Judaico somos todos
diferentes, mas ainda assim do ponto de vista das nossas responsabilidades
somos todos iguais.
O caminho do
retorno e da reconciliação é igual para todos.
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
Shabat Shalom!
Fontes das imagens:
Imagem 2 e 3 - Chabad.
Imagem 4 - Parashah Summaries
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