Vidreiros – Uma tradição Judaica!
Autor: Samuel Kurinsky
Cortesia
da fotografia do Museu de Israel, em Jerusalém.
Copos do período do Império
Romano foram identificados por dois imperadores romanos como sendo produzidos
por fabricantes judeus de vidro. Os artesãos judeus produziam vidro para os
mercados de cristãos e pagãos, bem como para seu próprio uso. A frase em latim
"Pie Zesis" aparece em contextos judaicos e também era empregue em peças
produzidos para os romanos.
É improvável que qualquer
romano antigo trabalhasse o vidro, apesar do rótulo comum "Glass
Roman" para o vidro encontrados por todo o Império Romano. Nem os romanos,
nem os gregos estavam a par do segredo de transformar o quartzo (silicato
cristalino) para um líquido super-resfriado (vidro).
Mas afinal, onde foi feito o vidro
e nomeadamente os copos do Período Romano? E por quem foi feito?
Os judeus constituíam uma
proporção considerável dos artesãos qualificados distribuídos por toda a Diáspora romana. É difícil distinguir a sua identidade devido ao facto de serem
referidos como "orientais", ou, dependendo da sua origem, como
"Palestinianos" ou "sírios." Estas referências abstusas levaram
os historiadores a ignorar contribuições tecnológicas judaicas para a sociedade
ocidental. As omissões são particularmente notórias em referência à indústria
vidreira, pois tornou-se cada vez mais evidente que as artes vitrinas eram
praticadas exclusivamente por judeus naquela época.
Este artigo é apenas um minúsculo resumo de um excelente estudo levado a cabo por este autor, mas que aqui só coloquei esta informação por ser muito extenso. Leiam o artigo original na integra, porque não se vão arrepender, e podem fazê-lo através do site da fonte deste artigo!
A caixa
de ouro de banda numa imitação de ágata.
Foto
cortesia do Corning Museum of Glass
A caixa com tampa estava entre
os artefactos de vidro exóticos importados para a Itália romana do Próximo Oriente.
A
diatreton ou "copo gaiola"
Cortesia
da fotografia do Museu Cívico de Milão, Itália
Estes copos esculpidos estavam
em alta no trabalho do vidro e eram caros devido ao trabalho delicado, difícil
e demorado envolvido na sua produção. Os dietreton foram valorizados por serem
símbolos de status dos membros da
hierarquia romana. A palavra "diatreton" deriva do hebraico antigo
para "corte" ou "escarificação".
A tigela murrhine
Foto cortesia do Corning Museum of Glass
Esse vidro valioso foi
produzido no Levante antes da conquista romana. A palavra latina para
"vidro: (vetro) apareceu pela primeira vez em 54 a.e.c. "Murrhine"
era a palavra de um representante oriental, observou o historiador da Engish WA
Thorpe.
Os
recipientes de vidro, provavelmente do século I d. e. c., encontrados
perto do
Kibbutz Hagoshrim em Israel.
Foto do
autor
O vaso diatreton incompleto à
direita, e o vaso partido e deformado à esquerda assim como as massas de pó de vidro
(vidro quebrado) encontrados juntos foram refundidos para fazer novo vidro.
Material semelhante encontrado pelo autor em 21 locais diferentes de Israel, é
a prova da evidente actividade nos primeiros séculos da vidraria antes e após o
advento da Era Comum.
Produção de vidro no nordeste da Itália,
no período romano.
O Mar
Adriático dava o acesso à Europa central
Artesãos judeus reuniram-se na
região. O material de vidro foi importado pela primeira vez e, em seguida, começaram
a produzir em Aquileia, Adria, Altino, próximo Pola na península de Ístria, e
depois em Pádua e Spina.
Filiberto,
o padroeiro dos vidreiros de Altare (noroeste da Itália)
Fotografia do autor na igreja paroquial dos vidreiros de Altare
Os fabricantes de vidro eram
mal vistos, como podemos observar no canto inferior esquerdo desta gravura
antiga. (…)
Um
fragmento do período romano de um recipiente de vidro encontrado nas ruínas de
Aquileia retratando Avraham oferecendo o sacrifício de Isaac. A representação
do Templo de Jerusalém à mão de Abraão estabelece o caráter judaico do vaso.
Foto do
autor cortesia do Museu Aquileia
Lâmpada de óleo de
Aquileia
Foto do autor por cortesia do
Museu Aquileia
A comunidade judaica de
Aquileia era significativa e é atestada pelas inscrições nos túmulos, prova
documental referente a uma sinagoga destruída por incendiários, e objectos como
a lâmpada de óleo decorado com uma menorah em cima. A comunidade judaica de
Aquileia andava na casa dos milhares.
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