segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A Biografia de Shoshannah Brombacher





Hoje trago-vos uma outra e fantástica pintora que tem um encanto muito especial para mim. A artista, já foi muitas vezes evidenciada aqui neste espaço através das suas obras, mas achei importante escrever um pouco do tanto e interessante que há para saber sobre ela. 



Conhecer a mulher por detrás da artista…se bem, como vão perceber, neste caso, elas são sempre só uma. Muitas de nós, mulheres,  temos a tendência de nos diferenciarmos das diversas facetas da nossa vida, a de mãe, de esposa, de profissional e por ai fora. Shoshannah condensou tudo isto numa combinação perfeita. E eu acredito que esta forma maravilhosa de ver e viver a vida é o resultado da sua tão profunda ligação com o judaísmo. ZD



Erev Succot

Shulamith School for Girls of Brooklyn


Shoshannah Brombacher estudou línguas semíticas, antiga Cultura do Médio Oriente e Codicologia na Universidade de Leyden (Holanda) e especializou-se em poesia hebraica medieval sefardita. A sua tese descreve o Português (Marano) na Comunidade judaica no século XVII em Amsterdão. Ela esteve envolvida em projetos codicológicos como manuscritos, lápides e livros em Amsterdão e Jerusalém.  




Shoshannah Brombacher é escritora, artista e maggidah que nasceu em Amsterdão, Holanda, em 1959). Ela ensinou e estudou literatura hebraica medieval em Berlim e Israel, e atualmente vive em Brooklyn com a sua família. 




A sua arte é inspirada nos ensinamentos dos mestres chassídicos, que a fascinaram desde muito cedo. As suas pinturas são um tributo à maneira de vida Chassidica e o serviço ao Criador. Estes contos Chasidic difundem a luz neste mundo escuro e enriquecem os nossos corações e mentes, conectando -nos com o Senhor. Brombacher vê sua arte como um meio de fazer mitsvot (mandamentos).



Ruth

Esta pintura mostra várias cenas de Megillat Ruth. Eu amo o jeito que muitas cenas são apresentadas em miniaturas medievais e muitas vezes uso-as no meu trabalho.


Reflexão de uma artista judia.

Minha mãe costumava dizer-me: "Desde o momento que foste capaz de segurar um lápis ou um pincel nunca mais paraste de pintar, escrevias, desenhavas, e sempre pedias mais papel, ou então, querias ouvir uma história."

Eu gostava de ver os livros de arte desde pequenina, especialmente as, miniaturas medievais de Chagall, arte renascentista e Rembrandt. Quando criança, eu viajei muito com os meus pais por toda a Europa, e foi exposta a muitas culturas diferentes, à arte e à música. 



The son who does not know to ask questions

Este trabalho faz parte de um conjunto sobre os quatro filhos mencionados na Hagada: o filho sábio, o filho mau, o filho simples, e o filho que não sabe fazer perguntas.


Em High School procurei a minha identidade, em última análise, tornar-me-ia uma teshuvah Baalat (recém- religiosa). Estudei livros judaicos (isto foi antes da Internet), e fiquei especialmente atraída pelas histórias dos chassídicos que encontrei no escritório do meu pai, e pela sua caligrafia. O meu pai me ensinou letras hebraicas antes que eu pudesse escrever em holandês com a idade de três anos, e nós praticávamos a caligrafia hebraica sempre com canetas especiais.

Embora a arte fosse o meu primeiro amor, decidi primeiro perseguir na literatura hebraica medieval, seguida de uma pesquisa em Jerusalém e uma posição na Universidade Livre de Berlim.

Conheci meu marido que é americano, no período em que estava a estudar em Nova Iorque, e logo me mudei para lá também, uma cidade com uma vida judaica diversa e vibrante, mas de uma forma muito diferente do que eu tinha visto na Europa. 



A Golden Jerusalem

Rabi Akiva amava tanto a sua esposa Rachel, que lhe prometeu uma Jerusalém de Ouro (uma jóia). Ele era extremamente pobre na época, e ela, apesar de vir de uma família rica, seguiu-o na sua pobreza e desistiu de tudo para que ele pudesse estudar a Torá.


Entretanto eu fui mãe e enquanto tinha os filhos pequenos, um dos quais era surdo, acabei por interromper as minhas atividades académicas e comecei a pintar mais vezes, primeiro no porão de uma sinagoga e, posteriormente, no sótão de uma outra sinagoga (nós mudamos muito nesses anos), crescendo em Yiddishkeit como esposa e mãe, intelectual e artista. Esses papéis estão todos conectados e fez de mim o que eu sou hoje.



Seder no Lower Eastside

Este é um Seder numa sinagoga no Lower Eastside de Nova Iorque, que eu comecei a frequentar depois que cheguei na cidade, ainda recém-casada. Mais tarde eu montei o meu estúdio nesta mesma sinagoga.


A pintura de judeus engloba um estudo contínuo, curiosidade, e oferece uma fonte inesgotável de assunto. Eu sinto um fluxo na minha vida que me conecta quando faço o Shabat em minha casa, educando os meus filhos de uma forma tradicional, a pintar e escrever artigos sobre assuntos judaicos. 

Pesach, Matzah and Maror

Raban Gamliel dizia: Quem não discutir as seguintes três coisas na Páscoa, não cumpriu a sua obrigação: a oferta de Páscoa, matzá e maror.


Eu me sinto em casa e saudável com este tipo de vida, como um peixe na água. Embora às vezes lamente o tempo determinado para a preparação do Pessach, eu não desisto! Se um dos elementos na minha vida falta, os outros já não querem trabalhar. 




Pessach e pintura pertencem ao meu estilo de vida, assim como os museus, música clássica, amigos e poesia.






Eu identifico-me como uma " cholent " - uma mistura de judaísmo, arte, música, a vida familiar, a literatura - não necessariamente por esta ordem. De acordo com o Rebe Breslover, a tarefa que nos ocupa num determinado momento deve de ser para nós a coisa mais importante com que nos ocuparmos. Eu levo isto a sério, esteja eu a descascar batatas ou a criar  um esboço. No final, tudo está conectado.



The Breslover Tikkun

Como vos disse no início deste artigo, isto é apenas um pouco do tanto que há para dizer sobre esta fantástica artista, porém, nas fontes que seguem mais abaixo, poderão conhecer um pouquinho mais, assim como ver muitas mais obras da mesma. Espero que se divirtam e se deixem envolver por Shoshannah. Foi o que eu fiz. ZD


Fontes:





Sem comentários:

Enviar um comentário