Lili Fijalkowska nasceu em Kiev. Ela formou-se em belas artes na sua cidade natal, e mais tarde forma-se também na Moscow Art Academy como professora gráfica. Lili recebeu o seu diploma da oficina dos artistas e professores russos famosos, como A. Gonczarov e o Professor W. Lachov.
A Filosofia de Lili Fijalkowska
O mundo é um local muito complicado. Todo mundo vive o seu papel pelas suas próprias regras e em tempo contínuo. E é isto que tento mostrar através do meu trabalho.
Da direita: “O Anjo” e o da esquerda: “Os Meus Demónios”
As pinturas do circo, por exemplo, refletem o meu pensamento sobre a felicidade ilusória.
Da direita: “Malabarista” e o da esquerda: “Palhaço”
Pinto a Shtetls da pré-guerra porque está muito perto de meu coração. É um mundo perdido para sempre, um mundo que eu criei na minha imaginação, por nunca o ter visto nem vivido.
Da direita: “Velho Judeu” e o da esquerda: “Shtetls”
Somos andarilhos nesta terra e passamos pelo tempo sempre com a esperança que o dia de amanha seja melhor.
Da direita: “Oração da manhã” e o da esquerda: “Oração da noite”
Eu amo a vida, as pessoas e todas as criaturas vivas. Eu agradeço por cada dia que passa e por poder admirar todo o nosso magnífico mundo num único dia.
“Klezmer”
A Bibliografia de Lili Fijalkowska
Desde 1974 que Lili que vive na Polónia, onde ela trabalha e cria muitas formas de artes plásticas. Ela ilustra livros, traça logotipos de designe gráfico, calendários e cartazes.
Da direita: “Rabbi com o Livro” e o da esquerda: “Vida Judaica”
A artista já trabalhou para vários editores; "Wydawnictwo Szkolne i Pedagogiczne", "Krajowa Agencja Wydawnicza", "I książka Wiedza", "Interpress," "Kaliope", e "Slowo Zydowskie". Salientamos ainda a sua cooperação de longa data com a "DESA", "Plastyka" e "Wzór".
Da direita: “Judeu a Passear” e o da esquerda: “Casamento Judaico”
Lili também faz alguns trabalhos em cerâmica. Trabalhou ainda e por alguns anos com os grupos "Keramos" de Varsóvia e "Nie tylko" grupo de Wroclaw.
“Anjo”
Em 1985, ganhou o "IV Bennale Ceramiki Polskiej" em Walbrzych e recebeu um prémio pelo seu trabalho "Hebany". Em 1987, recebeu um outro prémio do Presidente do "Plastyka" pelas suas realizações artísticas. Lili é membro da "União dos artistas polacos das Belas Artes".
Da direita: “Contos de um Rabino” e o da esquerda: “Rabinos a rezar”
Durante todo este percurso artístico, tem feito muitas exposições nacionais e internacionais. Os seus trabalhos podem ser encontrados em coleções particulares na Polónia, Alemanha, França, Holanda, EUA, Israel e Canadá.
“Rabinos em oração”
Entre 1996-1999 foi coordenadora Visual do programa de gravação de áudio "Sobreviventes do Shoah Visual History Foundation", de Steven Spielberg.
E muito mais haveria para dizer e mostrar sobre esta artista, mas que poderão ver através das fontes deste artigo. Assim, deixo-vos com este vídeo da Lili Fijalkowska. ZD
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário