Vayechi
"Que
D-us te faça como Efraim e como Menashe".
Até ao presente, estas palavras
são ouvidas em todo o Mundo. Elas foram proferidas pela primeira vez pelo
Patriarca Yaakov/Jacob na Parashá desta semana, e são repetidas como a bênção
de todos os pais judeus aos seus filhos.
O que precisa ser esclarecido é
a aparente duplicação no texto do versículo. Não seria suficiente dizer
"Como Efraim e Menashe" juntamente? Porque é que o versículo
necessita de afirmar novamente "Como Efraim e COMO Menashe"?
Abravanel explica: Menashe e
Efraim eram netos de Yaakov, filhos de Yosef/José. E, enquanto Yaakov os
abençoava, propositadamente colocou as suas mãos de modo que a mão direita
pousava sobre a cabeça de Efraim.
Ao ver isto Yosef objectou.
Efraim era o mais novo dos dois filhos e o procedimento apropriado impunha que
o filho mais velho recebesse uma honra extra representada pela mão direita em
oposição à esquerda.
O Midrash explica a apreensão
de Yosef. Quem melhor que Yosef sabia que sentimentos negativos o favoritismo
pode promover? Não percebia Yaakov as potenciais consequências negativas do
facto de Menashe se sentir desprezado?
A isto Yaakov responde:
"Eu sei, meu filho", eu aprecio as tuas preocupações. No entanto, as
próprias palavras daquelas bênçãos abordam a seguinte ideia.
Ser "Como Efraim e como Menashe"
é, para cada um deles, individualmente, a valorização do que o outro recebeu.
Não só esta bênção foi dada a cada um deles individualmente mas, também, para
que cada um deles ficasse feliz com o que o outro iria receber.
Esta, diz Abravanel, é a razão
de ser da palavra extra no versículo - como- para nos lembrar que a maior bênção
é, por vezes, ser feliz por aquilo que o outro recebe.
Cortesia do Rabbi
Eli Rosenfeld
Shabat Shalom!
chabadportugal.com
Fontes das pinturas:
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