O Caso Dreyfus como impulso
O capitão
Alfred Dreyfus
Ao final do século XIX os judeus que detinham uma condição
social um pouco mais elevada (em geral os habitantes dos países da Europa
Ocidental) julgavam-se mais seguros contra as perseguições antissemitas que
vitimavam os judeus do Leste, mais arraigados às tradições, pois encontravam-se
plenamente inseridos nas sociedades maiores. Estes judeus pouco diferiam no
sentido cultural de seus vizinhos cristãos e muitos abandonavam as práticas
religiosas ou se convertiam ao cristianismo
como forma de selar o processo de completa assimilação. Entre estes judeus
encontrava-se Theodor Herzl, um advogado nascido em Budapeste e
que em sua juventude chegou a pedir em carta ao Papa que ajudasse os
judeus de toda a Europa
a se converterem coletivamente ao catolicismo.
Herzl passou a assinar matérias e artigos na imprensa alemã
a partir do final da década de 1880 e graças a isso recebeu um convite
para se tornar correspondente do jornal "Neue Freie Presse" em Paris, onde cobriu o
julgamento do militar Alfred Dreyfus. Dreyfus era um oficial judeu do Exército
Francês acusado injustamente de espionar em favor dos alemães. Ao testemunhar a
série de fraudes engendradas por elementos da oficialidade francesa para culpar
Dreyfus com alegações antissemitas, Theodor Herzl se deu conta de que nem a
assimilação em meio a culturas aparentemente “superiores” seria capaz de livrar
os judeus da discriminação.
Com base nestas reflexões e aproveitando-se do pensamento de outras pessoas, Herzl escreve em 1895 sua principal obra, "Der Judenstaat – Versuch Einer Modernen Lösung der Judenfrage" (“O Estado Judeu – Uma Solução Moderna para a Questão Judaica”), onde preconiza a necessidade da reconstrução da soberania nacional dos judeus dispersos em um Estado próprio.
O Congresso Sionista
O livro de Herzl foi bem recebido pela maior parte dos
judeus europeus que compartilhavam dos mesmos ideais. Com o intuito de
aglutinar as diversas tendências nacionalistas judaicas, Herzl organizou o Primeiro Congresso
Sionista, realizado na cidade suíça de Basiléia,
em 29
de Agosto de 1897.
Segundo seus criadores, o Congresso tinha como propósito de demonstrar ao mundo
"o que é o Sionismo e o que ele pretende". O Congresso foi criado
também para unir todos os sionistas sob uma só organização.
Seriam realizados 21 Congressos Sionistas até a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Oposição judaica ao Sionismo
Segundo alguns autores, a intenção de imigrar e viver na
Palestina seria algo distante das intenções reais da maioria dos judeus,
estando presente apenas enquanto referência religiosa. Abraham Leon escreve em 1942 que:
"Durante o tempo que o judaísmo ficou incorporado ao sistema feudal, o 'sonho de Sião' não foi precisamente mais que um sonho e não correspondia a nenhum interesse real (...). O taberneiro ou o 'granjeiro' judeu da Polónia do século XVI pensava tanto em retornar à Palestina quanto o milionário judeu da América de hoje."
A tese do retorno ao lugar de origem ganhou a grande maioria
dos adeptos por ter forte apelo religioso, baseado na redenção do povo de
Israel e na “Terra Prometida”. Por outro lado, outras correntes religiosas (em
especial as fundamentalistas) a consideravam uma compulsão heroica e
sentimental, e alguns até a reprovavam duramente, alegando que esta “redenção”
deveria vir obrigatoriamente pela “obra de Deus” e não de ações
políticas. Outros judeus a não aderir ao Sionismo foram os adeptos do budismo. No
entanto, tais visões foram se tornando gradativamente minoritárias e isoladas
com o passar dos anos e o crescimento da Organização Sionista.
Nos dias atuais, a oposição judaica ao Sionismo está
restrita a alguns membros de seitas religiosas, como os haredim do Neturei
Karta, Satmer e Edá Hacharedit, bem com aos
adeptos de ideologias internacionalistas de esquerda.
A Palestina e a Terra de Israel
A região da Palestina, onde historicamente existiu uma pátria judaica, encontrava-se desde o ano de 638 sob o jugo árabe muçulmano. A partir de 1517, o Império Turco-Otomano incorpora aquelas terras, tornando-se a Palestina uma província turca, status que duraria até o início do século XX. A presença dos judeus na região permaneceu ininterrupta por todo este período, embora em condição de minoria. Em algumas cidades, como Hebron e Safed, a presença das comunidades judaicas se fazia mais numerosa e importante, convivendo em relativa paz com a maioria muçulmana.
Assim Mikveh Israel foi fundada em 1870, seguida por Petah Tikva
(1878), Rishon
LeZion (1882)
e outras comunidades agrícolas fundadas pelas sociedades Bilu e Hovevei
Zion.
Mas com a primeira grande leva de imigrantes judeus chegados
à Palestina, a partir de 1881, a demografia na Palestina começou a sofrer a sua primeira
grande mudança em séculos. Estas ondas (chamadas de aliot),
oriundas principalmente do Império
Russo e do Iêmen,
acabaram por gerar mais comunidades agrícolas e cidades. Estas primeiras aliot
independentes serviriam de modelo para as imigrações que viriam nos anos
seguintes, já sob o estímulo da Organização.
Até meados do século XIX, a população total da Palestina
registrava um decréscimo lento. Mas as migrações judaicas inverteram este
quadro, e no raiar do século XX a região registrou o primeiro aumento
demográfico em séculos. A população de judeus chegou a 10% do total antes de 1909, quando foi fundada
a cidade de Tel
Aviv, a primeira urbe exclusivamente judaica desde a Antiguidade. Sionista
de Herzl.
O mais célebre destes foi o barão Edmond de Rothschild, que sozinho doou recursos para a aquisição de 125 mil acres (ou 22,36 km²) de terras.
No entanto, uma nova onda de perseguições antissemitas ocorrida na Rússia fez crescer o número de olim. Em Abril de 1903 o Pogrom de Kishinev vitimou dezenas de judeus e evidenciou para os sobreviventes a necessidade de procurar a auto-determinação num ambiente democrático.
Fontes:
http://www.thejc.com/antisemitism/44749/on-day-emile-zola-
trial http://www.froelichundkaufmann.de/Kulturgeschichte/Der-Judenstaat-Versuch-einer-modernen-Loesung-der-Judenfrage.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Petah_Tikva
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rishon_LeZion
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edmond_de_Rothschild
trial http://www.froelichundkaufmann.de/Kulturgeschichte/Der-Judenstaat-Versuch-einer-modernen-Loesung-der-Judenfrage.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Petah_Tikva
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rishon_LeZion
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edmond_de_Rothschild
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