Na tradição judaica, o Golem é
geralmente conhecido por ser uma criatura artificial criada por artes mágicas,
que serve o seu criador. A palavra “golem” aparece apenas uma vez na Bíblia
(Salmo 139:16), que em hebraico se traduz por “massa sem forma”. O Talmude usa
a palavra com o significado de “informe” ou “imperfeito”, e de acordo com a
interpretação talmúdica, Adão é chamado “golem”, significando “corpo sem alma”,
nas primeiras doze horas de vida. Alguns místicos acreditam que a criação do Golem
é tão só simbólica, como uma experiência espiritual que se segue a um ritual
religioso.
Golem
e Rabi Loew, Mikolaš Aleš, 1899
No folclore askhenazi
hassídico, o Golem teria sido criado para cumprir tarefas difíceis, designadas
pelos seus criadores. A história mais conhecida do Golem, está relacionada com
o Rabi Judah Loew ben Bezalel, o Maharal de Praga (1513-1609). Diz a lenda que
ele criou o Golem para proteger a comunidade judaica de Praga do “Libelo de
Sangue”, (crendice antissemita, segundo a qual a matzá era confecionada com o sangue de uma criança cristã) e também
para realizar trabalho braçal, de forma aliviar a vida das pessoas mais
necessitadas.
Certas fontes afiançam que muito embora o
Golem tenha sido criado fisicamente, seria necessário escrever-lhe na testa as
letras aleph, mem, tav, que formam a
palavra emet – “verdade”, para que a
criatura tivesse vida. Apagando a letra aleph,
ficariam só as letras mem e tav, que é met – “morte”.
O
Golem e o seu Criador, 1992, Jindřich Ulrich
Sinagoga
Staronová, Adolf Kohn (1868-1953)
De uma forma geral, todas as versões
apresentam um Golem que fica fora de controlo, tendo o Maharal de o transformar
novamente em barro. Embora se trate de uma lenda, o Golem é lembrado como uma
espécie de robot, o que não deixa de ser curioso, já que a palavra robot (que tem origem na palavra robota, que em checo significa trabalho)
é uma criação do romancista checo Karel Čapek, numa peça de 1920, pioneira da
ficção científica, intitulada R.U.R (Rossumovi Univerzální Roboti), que trata
da criação artificial de seres humanos pela biotecnologia.
Estátua
do Golem à entrada do Bairro Judeu
Atualmente, o Golem de Praga é
uma presença marcante na cidade. Desde postais ilustrados, livros ou T-shirts,
não há como evitar a criatura.
Ilustração
de Jiří Votruba
Cartaz
do filme “O Imperador e o Golem”, Museu Judaico de Praga
“O Imperador e o Golem” (em
checo “Císařův pekař a pekařův císař” – “O Padeiro do Imperador e o Imperador
dos Padeiros”), é uma comédia do realizador checo Martin Frič, de 1951. A ação
passa-se no reinado de Rodolfo II, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico,
que mantém no seu palácio um laboratório de alquimia.
Para terminar este breve apontamento sobre
o Golem de Praga, propomos a visualização de um pequeno filme: uma curta animação de Alon
Boroda e Ron Nadel, realizada na Academia Bezalel de Artes e Design, de
Jerusalém, com música de Yoav Efron.
GOLEM - Short Animation By Alon Boroda and Ron Nadel
(16:9 Eng subtitles)
Este artigo foi elaborado na íntegra
pela minha amiga,
Sónia Craveiro.
Obrigada pela partilha.
Fontes:
Interesante gracias por compartir.
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