quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Mishná - 2ª Ordem | Moed




Moed



Moed ("Festivais") é a segunda Ordem da Mishná, o primeiro registo escrito da Torá Oral do Povo Judeu. Das seis ordens da Mishná, Moed é a terceira mais curta. A Ordem de Moed consiste em 12 tratados:


1-       Shabat (שבת, Shabat ou Sabá (dia)).
2-      Eruvin (עירובין, "Misturas").
3-      Pessachim (פסחים, "festa de Pessach").
4-      Shekalim (שקלים, "siclos")
5-      Yomá (יומא, "Dia").
6-      Sucá (סוכה, "Cabana").
7-      Beitzá ou Yom Tov (ביצה, "Ovo" ou יום טוב, "Dia Festivo").
8-      Rosh Hashaná (ראש השנה, "Ano Novo").
9-      Taanit (תענית, "jejum").
10-   Meguilá (מגילה, "Rolo de Ester").
11-     Moed Katan (מועד קטן, "Pequena Festa").
12-    Chagigá (חגיגה, "Oferenda festiva").






O Talmude de Jerusalém ou Talmud Yerushalmi tem uma Guemará de cada um dos tratados, enquanto no Talmude Babilónico, apenas falta o tratado de Shekalim.







Contudo, na maioria das edições impressas do Talmude Babilónico (assim como o ciclo de estudos de Daf Yomi), está incluída a Guemará de Shekalim do Talmude de Jerusalém.





No Talmude Babilónico os tratados desta Ordem organizados desta forma: Shabbat, 'Erubin, Pesachim, Beitzá, Chagigá, Moed Katan, Rosh Hashanah, Taanit, Yomá, Sucá, Shekalim, Megilá. No Talmude de Jerusalém a ordem é: Shabbat, Eruvin, Pessachim, Yomá, Shekalim, Sucá, Rosh Hashanah, Beitzá, Taanit, Megilá, Chagigá, Moed' Katan.


Este livro é um grande tesouro que inclui histórias e parábolas que aparecem no Talmude Babilónico | Tratado Shabat de  Rab. Moshe Basri.






Nas Festas Judaicas, existe o costume de ler o tratado desta Ordem com os detalhes das leis desse respectivo festival. (ou seja, deve-se estudar o Tratado de Rosh Hashaná na festa de Rosh Hashaná).





Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário