A Proibição Bíblica de Misturar Lã e
Linho
A proibição bíblica de vestir roupa
confeccionada com shatnez - mistura
de lã e linho - aparece em dois versículos bíblicos, e em ambos os casos no
contexto de outras proibições contra kilayim
– mistura de duas espécies.
“Não permitirás que se cruze o teu
gado com o de espécie diversa; não semerás o teu campo com dois tipos de
semente, e roupa tecida de lã e linho [Shatnez]
não vestirás.”
Levítico 19:19
“Não semearás a tua vinha com mistura
[Kilayim] de sementes(…). Não
lavrarás com boi e jumento juntamente. Não te vestirás com tecidos de lã e
linho [Shatnez]
Deuteronómio
22:9-11
Para os rabinos do Talmude, shatnez pertence à categoria das leis
denominadas chukkim, cuja explicação
lógica não encontramos na Torah. Todavia, esta definição não impediu gerações
de comentadores de tentarem deduzir o significado espiritual desta estranha
lei. Os místicos, por exemplo, interpretaram a mistura de lã e linho como um
símbolo de misturar o divino e o impuro. Já Maimónides, especulou sobre a
proibição de shatnez ser uma reacção
a um antigo costume de sacerdotes pagãos usarem a mistura lã e linho.
De realçar, que a lei shatnez se refere apenas ao uso de roupa tecida com a mistura de lã
e linho e não ao uso de peças de vestuário distintas, sendo uma de lã e outra
de linho.
Midrash Tanhuma Bereshit
O sacrifício de Caim e Abel, Mariotto Albertinelli (1474-1515)
“E ao fim de um certo tempo, Caim
trouxe frutos da terra, como oferenda ao Eterno, e Abel ofereceu, também ele,
dos primogénitos do seu rebanho.”
Génesis 4:3-4
O Midrash
Tanhuma Bereshit encontra a resposta para a proibição de shatnez, na história de Caim e Abel. Na
Torah podemos ler - Génesis 4:3-8 - que Abel oferece ao Eterno ovelhas do seu
rebanho, fazendo Caim uma oferenda de frutos da terra. Por razões não
explicadas no texto bíblico, D’us aceita a oferenda de Abel e rejeita a de
Caim. Ofendido pela rejeição, Caim mata o irmão. O midrash especifica que “o fruto da terra” que Caim ofereceu ao
Eterno, era de fibras de linho, tendo Abel oferecido lã do tosquio da ovelha.
O midrash
conclui que depois de Caim ter assassinado Abel, D’us decreta que “a oferenda
do pecador não deve ser misturada com a oferenda do inocente” (Midrash Tanhuma Bereshit 9:9).
Caim
e Abel, 1544, Ticiano
À luz deste midrash a
proibição de shatnez é pois uma forma de lembrarmos que a mistura de lã e linho
se reporta a um acto de violência, ao primeiro assassinato da história. Assim,
a mitzvah de evitar shatnez é como que um ritual pelo qual
podemos expressar um compromisso ético, que nos lembra constantemente da nossa
ligação com D’us.
Este artigo
foi elaborado por:
Sónia Craveiro
A quem mais
uma vez agradeço J
Muito obrigada
Beijinhos
Fontes:
Torá, editora &livraria Sêfer;
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