sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Mitzváh Day



O dia da Mitzvah



À imagem do Mitvah day do Movimento Conservador Masorti, que comemora esta data no dia 17 de Novembro de 2013, deixo-vos com o seguinte apelo:

Mas antes, queria dizer-vos que eu não sei se existe este dia em todos os movimentos judaicos, desculpem-me se estou a cometer uma injustiça, mas foi com a Masorti que aprendi e que por desconhecimento do que se passa nas restantes, é desta forma que o divulgo. Mas penso que o que conta é a intenção, espero que compreendam e até que me informem, caso exista o mesmo dia ou algo idêntico nas outras vertentes judaicas. Muito obrigada. 



Importante:

Saliento aqui que não é necessário ser judeu para ajudar, este apelo é para todas as pessoas independentemente da sua crença. Basta desejar fazê-lo!


Assim, venho por este meio apelar  a todos vós que em grupo ou individualmente, tentem angariar o maior número de bens essenciais, comida, roupa, brinquedos, etc, escolham uma entidade (não tem que ser judaica, pode ser a Santa Casa da Misericórdia,  IPO, Orfanatos e tantas outras entidades que vivam da ajuda de todos nós), ou se preferir, uma família que possa estar em grandes dificuldades, e que infelizmente neste momento de crise não deve ser difícil de encontrar, e neste dia especial desloquem-se à respectiva entidade ou família e ofereçam o que puderem, mas façam o vosso donativo. 


Se não tem nenhum destes bens, poderá escolher outras formas de ajudar neste dia fazendo algo de bom pelo próximo;
Dar sangue; visitar um lar de idosos, visitar doentes, limpar um jardim de alguém que esteja doente, ou até limpar um recinto florestal. O que quer que deseje ou possa estará a fazê-lo por todos nós que hoje estamos deste lado e amanhã poderemos estar do lado de quem mais necessita de ajuda.


Bem sei que qualquer altura é boa para praticarmos o bem, mas também sabemos que nos deixamos absorver pelas tarefas e preocupações do nosso dia-a-dia e acabamos por ir adiando. Não o fazendo por má vontade, o que é certo, é que acabamos por não fazer nada!


Assim e por esse motivo podemos usar este dia específico (ou outro à sua escolha, se assim for necessário), e programa-lo com a antecedência necessária.


Não deixe de participar e depois partilhe connosco, com os amigos e familiares ou nas redes sociais o que sentiu no final do dia… e contagie os outros com a sua boa vontade. Vai ver que é uma experiência espetacular!!!




Vamos lá pessoal, toca a mexer nos armários em busca do que já não nos serve por termos "emagrecido", J e organizem esse donativo.







Já agora: 

Se está sozinho, convide um familiar, um amigo ou um vizinho e

ainda mais importante: 

levem os vossos filhos, sobrinhos, netos que poderão convidar os seus amiguinhos. 



Fontes:

Logo do Mitzvah Day: Masorti

ZD

Sem comentários:

Enviar um comentário