Shir La Ma’alot
Um Cântico Para Ascensão
Rei David tocando harpa, fol.1b, Miscelânea Rothschild, Itália, c. 1460-1480
O Salmo 121 - Shir La ma’alot – Esa einai el heharim, faz parte de um conjunto de Salmos (120-134) que formam um pequeno livro. É o único do conjunto com o título Shir La ma’alot – “Cântico para Ascensão” -, ao contrário dos outros que têm o título de Shir Ha ma’alot - “Cântico de Ascensão” ou “Cântico das Subidas”. Estes Salmos eram cantados pelos peregrinos na subida ou ascensão para Jerusalém, para os Festivais no Templo.
Os peregrinos deparavam-se com muitos perigos, nomeadamente os assaltos. Cantar os Salmos era pois um meio de fortalecer a fé no D’us Único, que lá no alto das montanhas guardava o Seu povo.
No texto do Salmo 121, o Salmista parece estar isolado, cercado pelas circunstâncias da vida, procurando abrigo no Eterno.
Salmo 121: 1-2 - Um Cântico para Ascensão. Ergo meus olhos para as montanhas de onde virá meu auxílio. Meu socorro vem do Eterno, o Criador dos céus e da terra.
Em resposta, vozes de anjos proferem palavras de conforto e consolação.
121:3-8 – Ele não permitirá que resvale teu pé, pois jamais se omite Aquele que te guarda. O Guardião de Israel jamais descuida, jamais dorme. D’us é a Tua protecção. Como uma sombra, acompanha-te à Sua destra. De dia não te molestará o sol, nem sofrerás de noite sob o brilho da lua. O Eterno te guardará de todo o mal; Ele preservará a tua alma. Estarás sob a Sua protecção ao saíres e ao voltares, desde agora e para todo o sempre.
Festa das Sukkot, Bênção do Lulav, fol. 147r, Miscelânea Rothschild, Itália, c. 1460-80
Na época do Templo, os Levitas cantavam os 15 “Salmos de Peregrinação” (120-134), no serviço de Sukkot. A nossa dedicatória à Festa das Sukkot, muito mais modesta, recai sobre o Samo 121. Atribuído ao rei David, está profusamente representado na música. É através dela que propomos uma pequena viagem por um texto pleno de significado e simbolismo, muito vivo ainda nos nossos dias.
Comecemos por uma recriação da musicóloga francesa Suzanne Haïque-Vantoura, segundo a sua tese de decifração das várias componentes do texto massorético exposta em La Musique de la Bible révelée.
The Music of the Bible Revealed: Psalms 121 (Alienor)
Felix Mendelssohn (1809-1847)
O segundo exemplo pertence à Oratória “Elias” de Mendelssohn, composta em 1846, para o Festival de Birmingham, em Inglaterra. Trata-se do famoso coral (a cappella), que ficou conhecido por “Coro dos Anjos”. Vamos ouvi-lo, numa interpretação do coro de rapazes do King’s College de Cambridge.
Mendelssohn: Lift Thine Eyes (From Elijah, Op. 70)
No.28: Chorus ANGELS: Lift thine eyes to the mountains, whence cometh help. Thy help cometh from the Lord, the Maker of heaven and earth. He hath said thy foot shall not be moved; thy Keeper will never slumber.
Como terceiro exemplo escolhemos uma versão interpretada cantor israelita Ben Snof.
Tehilim 121 (Salmo 121) – Shir Lama’alot – Ben Snof
Por último, escolhemos uma versão muito especial: trata-se de uma interpretação da cantora iraniana Sepideh Raissadat, acompanha por um coro infantil, o Piccolo Coro Mariele Ventre dell’Antoniano, de Bolonha. Sepideh canta o Salmo em persa, e as crianças cantam-no em hebraico. A música foi composta por Siro Merlo.
Sepideh Raissadat, Piccolo
Coro Mariele Ventre dell'Antoniano
Sukkot,
Izydor Kaufman, 1905
Este
artigo foi mais um elaborado por:
Sónia
Craveiro
Que
desta forma doce deseja a todos os leitores do Eterna Sefarad:
Feliz
Sukkot!
Obrigada Sónia
Beijinhos
Fontes:
SIDDUR COMPLETO, editora & livraria SÊFER
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