sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A Sukkot é física ou metafísica?

Mas em primeiro lugar:

Boker Tov!
Pintura de Yuri Tabachnik


"Para que as vossas gerações saibam que eu fazia os filhos de Israel habitar em Sucot, quando os tirei da terra do Egito, eu sou o Senhor, teu Deus."
(Levítico 23:43)

Há uma disputa interessante entre os rabinos a respeito da natureza do Sucot em que os nossos antepassados ​​habitaram. No Talmud (Sucá 11b), o rabino Eliezer diz o Sucot eram "nuvens de glória" que cercavam os judeus no deserto. Mas o rabino Akiva diz: "Eles construíram para si cabanas reais." Pode-se entender a partir rabino Eliezer que a Shechiná, a Presença Divina, cercaram no deserto - isso é algo realmente espetacular! Rabbi Akiva é realista - eles viviam em estruturas precárias, assim como aquelas que nós construímos hoje.


O que torna a discussão mais interessante é que no texto midrashic Mekhilta D'Rabbi Ismael (Pischa 14), o rabino Eliezer diz que as habitações eram cabanas reais e rabino Akiva diz que eles eram nuvens de glória! Qual dos textos está correto e qual rabino está correto? A resposta é: os dois textos e os dois rabinos estão correctos! Sucot é física e metafísica. E se você não tem uma sucá física, você pode sempre ter uma sucá "virtual"! 



Fonte:


http://www.btee.org/a/index.php/learning/rabbis-messages-mainmenu-135/151-shabbat-chol-hamoed-sukkot-5774

Sem comentários:

Enviar um comentário