sábado, 14 de setembro de 2013

Depois de Yom Kippur!



Leis e Costumes


Tem início a construção da sucá.

É costume começar a trabalhar – ou pelo menos planear – a construção da sucá logo depois de Yom Kipur. De fato, o Midrash (Vayicrá Rabá 30:7) descreve os quatro dias entre Yom Kipur e Sucot como um tempo no qual o povo judeu está “preocupado com as mitsvot… um está ocupado com sua sucá, outro com seu lulav, etc”!


Fonte:


Esta festa, tal como todas as outras é passada na companhia de familiares e amigos e dentro ou fora de uma comunidade, escolhe-se um local ao ar livre (jardim de algum elemento, ou pátio de uma sinagoga), e depois é necessário traçar um plano de acção entre todos; é decidido quem trás e faz o quê, desde os materiais acima referidos, mas também os materiais de decoração da sucá e que geralmente ficam a cargo das crianças que se apressam a fazer enfeites; colher flores ou pinhas para pintar, desenhos coloridos ou colagens entre tantas outras actividades decorativas e algumas, é claro, com a participação dos adultos (é que esta parte da decoração é a minha parte favorita porque é a mais divertida J). 

Também e muito importante começar a pensar na lista dos alimentos que irão ser servidos nas refeições durante a Sucot. Enfim, é uma correria, mas muito, muito boa!

Bom trabalho! ZD 





Sem comentários:

Enviar um comentário