Zebulon Simintov, foto
de 2005 | Emilio Morenatti
Zebulon Simintov vive num quarto ao lado da última sinagoga em Cabul. É o último de seu povo, não há outro judeu em todo o Afeganistão. No dia em que elemorrer ou decidir sair para Israel, irá acabar com o que poderia tornar-se vinte e cinco séculos de presença judaica no país.
A presença de judeus no Afeganistão pode ser
rastreada até o século VI A.e.c.
Consta que a sua chegada teria ocorrido
durante o cativeiro babilônico. Na verdade, há uma crença entre os pashtuns, o grupo étnico majoritário
no Afeganistão, que afirma que são descendentes de uma das dez Tribos perdidas de Israel. Da mesma forma, que o nome da cidade de Cabul deriva de Caim e Abel, e do país,
Afegã, um neto, lendário
do rei Saul de Israel, de acordo com a
tradição pashtun, seria o progenitor de todos os pashtuns.
Após pesquisa a algumas fontes
históricas, a primeira referência documental à presença judaica no
Afeganistão é o século VII d.e.c.
Em 1080, o poeta
judeu de Granada, Moisés ibn Ezra, fala de
40.000 judeus em homenagem à cidade de Ghazni. Dois
séculos mais tarde, um outro judeu
sefardita, Benjamin de Tudela,
fixa o número de judeus em cerca de
80.000 afegãos.
Ao contrário, do caso de Moisés, Benjamin conhecia a região, pois havia feito várias viagens para Bagdá, Mosul e Palestina. Nessas viagens fez contato com as comunidades
judaicas locais. Embora houvesse lugares na Arábia, Pérsia ou no próprio
Afeganistão, dos quais ele não gostou particularmente, mas mesmo assim,
esforçou-se para obter informações sobre o número de judeus que lá viviam, os
nomes dos notáveis de suas comunidades e seus costumes.
A sinagoga de Yu Aw em
Herat. Fotos de 1998 antes da restauração de 2009 | Annette Ittig para o International Survey
of Jewish Monuments
Depois veio a
invasão mongol de Genghis Khan no Afeganistão em 1222, os judeus afegãos foram
reduzidos a diversos grupos isolados. A comunidade só
se recuperou em meados do século XIX, com a chegada de judeus que fugiam das
conversões forçadas e perseguições na Pérsia, e que fez disparar o número total
de judeus para 40.000.
Mas, novamente,
os seus números começaram a diminuir e em 1948, apenas 5.000 ainda estavam no
país. O golpe de misericórdia para a comunidade dá-se em 1951, quando os
Serles têm permissão para emigrar havendo um êxodo real para Israel e para os
Estados Unidos.
Zebulon nasceu
alguns anos mais tarde, em 1959, na cidade afegã de Herat. Zebulon lembra
que havia 13 casas onde viviam famílias judias. A vida era
tranquila até os anos 80 quando chegou o Mujahideen. Ele recorda-se
do seu assédio, mas esclareceu que isso não tinha nada a ver com a sua religião
e sim com questões monetárias. No final, Zebulon e sua família vendeu a loja de tapetes de peles e se
mudou para Cabul.
A sinagoga de Yu Aw em Herat depois da recuperação.
Enquanto isso, a comunidade
continuou a reduzir a emigração e em 1969 já só existiam apenas cerca de 300
judeus no país, um processo que se acelerou com a invasão soviética do país, de
modo que, em 1996, o número de judeus não chegava a uma dúzia deles,
principalmente em Cabul.
Durante este
tempo, Zebulon passou vários anos no Turcomenistão, mas voltaria para o
Afeganistão em 1998. Ele conta-nos que
o seu apartamento tinha sido destruído durante a guerra civil, e que depois
disso ele decidiu ir viver num quarto ao lado da sinagoga, um edifício de dois
andares com salas vazias dispostas em torno de um pátio, construído cerca de 45
anos atrás.
Cemitério judeu
em Herat
Zebulon é o
único judeu no
Afeganistão, mas estima-se que
existam mais de 10.000 descendentes
daqueles que já
partiram, apesar de só serem contabilizadas 200 famílias
que vivem em
Nova Iorque, a
maior comunidade judaica no
exterior. Destes, alguns
têm conhecimento mínimo de Dari ou pashto, os
dois idiomas oficiais do
Afeganistão, mas a maioria perdeu a
língua de seus pais
ou avós. O sentimento afegão é
bastante fraco
entre a
maioria deles. Alguns justificam dizendo
que:
"Só vivia lá e ainda
sinto uma
certa ligação com o
país que meus
avós ou
pais deixaram
para trás, mas reconheço
que é um país fraco”.
Alguns destes
descendentes enviam a Zebulon todos os anos antes da festa
judaica de Pessach, um
pacote com 27 quilos
de alimentos kosher. Zebulon sobrevive
com isso e outros
auxílios semelhantes que
vêm de outras
comunidades judaicas no
exterior, mas também
graças à caridade
de alguns de seus vizinhos
muçulmanos, inclusive vários deles,
seus grandes amigos. É precisamente um
deles, o guardião de um
dos dois cemitérios judaicos
na capital, que após a
morte de Ishaq
(o penúltimo judeu daquele país), viveu na
sinagoga, pelo menos por
uns tempos.
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