quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O dia de hoje na História Judaica



Em 21 de Kislev do ano 3448 da Criação (313 AEC) ocorreu o encontro histórico entre Shimon HaTsadic e Alexandre o Grande da macedônia.
 
    Os samaritanos, inimigos dos judeus, tinham convencido Alexandre que a recusa dos judeus em colocar sua imagem no Templo era um sinal de rebelião contra sua soberania, e que o Templo Sagrado devia ser destruído. O Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) da época era Shimon HaTsadic, o último dos “Homens da Grande Assembleia” que reconstruiu o Templo Sagrado e revitalizou o Judaísmo sob Ezra.
 
    Em 21 de Kislev Alexandre marchou para Jerusalém como chefe do seu exército; Shimon, vestido com as roupas de Sumo Sacerdote e acompanhado por uma delegação de dignitários judeus, foi cumprimentá-lo. Os dois grupos caminharam um na direção do outro durante toda a noite; encontraram-se ao romper do dia.
 
    Quando Alexandre contemplou a visão do Sumo-sacerdote, desmontou do cavalo e inclinou-se respeitosamente; explicou aos seus homens que com frequência tinha visões de um homem semelhante liderando-o em batalhas. Shimon HaTsadic levou o imperador ao Templo Sagrado e explicou que o Judaísmo proíbe que se exponha qualquer imagem’ ele ofereceu-se para dar o nome de Alexandre a todos os filhos meninos que nascessem aos sacerdotes naquele ano como demonstração de lealdade ao imperador (por isso Alexandre tornou-se um nome comum entre os judeus). A trama da samaritana foi desmantelada, e 21 de Kislev declarado um feriado. (Talmud Yoma 69 a) Segundo uma versão alternativa, este episódio ocorreu em 25 de Tevet.
 
Fontes:
 
Ler mais em:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário