domingo, 17 de junho de 2012

Sabato Morais




Sabato Morais (13 de Abril, 1823 - 11 Novembro 1897) foi um rabino ítalo-americano, líder da Sinagoga Mikveh Israel, pioneiro dos Estudos Judaicos na América, e fundador do Seminário Teológico Judaico de Nova York.





Morais nasceu em Livorno, Itália. Foi o filho mais velho e o terceiro dos nove filhos de Samuel e Morais Bona. A família Morais veio originalmente de Portugal, provavelmente entre o grande número de judeus que fugiram  da Inquisição. Na época do nascimento de Sábato, Itália estava no meio de sua grande luta pela liberdade. Samuel Morais era um republicano ardente, e ao mesmo tempo a cumprir prisão por suas opiniões políticas, ele e seu pai, Sabato Morais, foram proeminentemente identificados com os movimentos políticos de sua época.


O jovem Sabato cedo descansou da responsabilidade de ajudar no sustento da família. Ainda criança ganhou algum dinheiro a ensinar hebraico hinos e orações para as outras crianças, entretanto, prosseguiu os seus estudos com os Rabinos Funaro, Curiat, e outros, e com o seu mestre de hebraico, o rabino Abraham Baruch Piperno, ganhando menção honrosa no belles -lettres com o Prof Salvatore de Benedetti. Além de hebraico e italiano, ele adquiriu familiaridade com o aramaico, francês e espanhol.

Sabat estudou e lecionou na sua própria casa até 1845, depois partiu para Londres para requerer a vaga de assistente de hazzan da congregação Portuguesa e Espanhola, naquela cidade. (A posição de "Hazzan", literalmente "cantor", no contexto do Judaismo americano no século XIX, era geralmente o equivalente à posição contemporânea de "rabino"). Devido à sua falta de familiaridade com o Inglês, ele não teve sucesso e retornou para sua casa, mas no ano seguinte (1846), ele aceitou um convite para se tornar mestre de hebraico da Escola dos Órfãos da mesma congregação. Aqui ele permaneceu cinco anos, entretanto foi aperfeiçoando o seu inglês. Durante este período ele formou uma estreita amizade com José Mazzini, um patriota italiano que lutava pela liberdade, luta essa que foi calorosamente apoiada por Morais.

Em 1850, devido à retirada de Isaac Leeser , o púlpito da sinagoga Mikveh Israel em Filadélfia , ficou vago, e Morais era um candidato para o cargo. Ele chegou a Filadélfia a 17 de Março de 1851, e foi eleito a 13 de Abril. Os serviços da sinagoga começaram a ser conduzidos por ele. Em 1855 ele se casou com Clara Esther Weil, que morreu em 1872, deixando sete filhos. A partir da data de sua instalação como hazzan até sua morte, sua influência era uma potência continuamente crescente para o judaísmo conservador. (...)
Em toda a sua vida, Morais manteve laços estreitos (culturais, religiosos e políticos) com sua terra natal, Itália. Suas traduções e ensaios em judaísmo italiano fez dele o pai fundador dos Estudos Judaicos italianos na América.


Os seus últimos trabalhos foram:

  • A tradução da Prolegômenos para uma Gramática da Língua Hebraica, por SD Luzzatto (em Reprotport Bienal Quinta do Seminário Teológico Judaico )
  • Um Ensaio sobre o judeu na Itália (em Segundo relatório bienal da mesma)
  • Literatura judaica italiana (em publicações da Faculdade de Gratz , 1897)
  • Sua tradução do Livro de Jeremias da Bíblia da Sociedade de Publicação Judaica da América foi concluída pouco antes de sua morte, que ocorreu na Filadélfia em 11 de Novembro de 1897.


Fonte:



Sem comentários:

Enviar um comentário