terça-feira, 12 de junho de 2012

Chaim Goldberg






Chaim Goldberg (20 de Março de 1917 - 26 de Junho de 2004) foi um artista judeu, pintor, escultor e gravurista. Ele foi conhecido por ser um cronista da vida judaica de uma pequena aldeia Polaca (ou shtetl), onde nasceu, Kazimierz Dolny no leste da Polónia, e como um pintor do Holocausto.






Chaim Goldberg cresceu em Kazimierz Dolny. Seus desenhos foram descobertos em 1931 nas paredes da oficina de seu pai que era sapateiro por Saul Silberstein, um estudante de Sigmund Freud que estava fazendo um trabalho de pós-doutorado em seu livro, "Maneirismos da aldeia judaica". Chaim Silberstein partiu para Cracóvia com uma grande colecção de arte em carteira. Silberstein contactou indivíduos influentes para fornecer suporte para o artista 14 anos de idade.





Patronos ricos, como um juiz e um editor de jornal, patrocinou sua educação no " Mehoffer Józef Escola de Belas Artes ", em Cracóvia, onde se formou em 1935, e mais tarde na" Academia de Belas Artes ", em Varsóvia, e onde foi o mais jovem estudante (em 17) a entrar na Academia de Belas Artes, onde se graduou em 1938. Ele estudou com Tadeusz Pruszkowski e Kowarski.

A Segunda Guerra Mundial interrompeu o seu desenvolvimento artístico, e ele se tornou um refugiado na Sibéria. Mais tarde foi para a École des Beaux-Arts, Paris, França com uma bolsa do governo polaco de 1947-1949, e, em seguida, em 1955, ele e sua esposa Rachel com seus dois filhos, Victor e Shalom foram autorizados a sair da Polónia comunista e apesar do protesto do Ministério da Cultura, emigrou para Israel.






Em 1967, Goldberg chegou aos Estados Unidos com um visto de negócios de dois anos fez uma exposição num passeio e continuou a pintar e criar gravuras com caracteres da sua aldeia, bem como esculturas. Ele e sua família decidiram tornar-se cidadãos dos Estados Unidos em 1973.




IB Singer escreveu uma introdução para um catálogo da exposição "Chaim Goldberg veio do Shtetl e se lembra de todos os seus detalhes. Ele nunca é abstrato, mas é conciso nos objetivos da sua ordem divina. Seu trabalho sobre arte judaica é enriquecedor e é a imagem da nossa tradição. "






Goldberg "Culture Shock" é uma série da sua arte baseada na vida real e política do período, como eram as obras da série "Mad Drivers".







Ele retratou alguns de seus trabalhos através das suas próprias sequências de sonhos, como a "Sequência Thief Violino" e "Dream Sequence Bird."






Em 1974, Chaim participou de uma performance do " Emmett Kelly, Jr. Circus "e começou uma série de desenhos e outros trabalhos em papel inspirados no tema" Circus ". Em seguida, “Dança no palco” torna-se o seu tema principal. Ele também esculpia em madeira. Seu corpo de trabalho sobre o tema dança inclui pinturas, aquarelas e esculturas esculpidas em madeira ou feitas de agregados de concreto.








Em 1944, durante o exílio na Rússia, Goldberg começou a fazer um esforço para documentar o que viu. Ele voltou para a Polónia com sua esposa e filho, Victor, e começou a criar mais de 150 obras de arte ligadas ao Holocausto, muitas das quais estão na coleção permanente de vários museus, nomeadamente o Museu Spertus em Chicago.
Em 1997, aos 80 anos de idade ele foi diagnosticado com uma doença incapacitante.

Goldberg morreu em 2004, em Boca Raton, Flórida.



Fontes:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário