quinta-feira, 7 de junho de 2012

Paul Celan






Paul Celan (23 de Novembro de 1920, Cernauti, Bucovina, Reino da Romênia, atual Chernivtsi, Ucrânia, foi um poeta e tradutor. O seu nome de nascença era Paul Antschel um que nasceu de uma família judia na Roménia, mais tarde mudou seu nome para "Paul Celan" (Celan em romeno seria pronunciado Chelan, e foi obtido a partir Ancel, pronunciado Antshel). Paul foi um dos principais poetas em língua alemã após a II Guerra Mundial.







Início da vida

Celan nasceu em 1920 de uma família alemã de língua judaica, em Cernauti, Norte Bucovina, uma região que fazia parte da Roménia e anteriormente parte do Império Austro-Húngaro, entre outros (hoje parte da Ucrânia). Seu pai, Leo Antschel, era um sionista que defendia a educação de seu filho em hebraico, assim colocou-o em Safah Ivriah, numa instituição considerada como o local da sabedoria de assimilação à cultura austríaca, e que recebeu favoravelmente Chaim Weizmann da Organização Sionista Mundial em 1927.

Sua mãe, Fritzi, era uma ávida leitora de literatura alemã e insistia que a língua da casa deveria de ser o alemão. Depois de seu Bar Mitzvah em 1933, Celan abandonou o sionismo (pelo menos até certo ponto) e terminou sua educação formal. Seu primeiro poema conhecido foi o intitulado Dia das Mães de 1938. Em 1934, aos 14 anos de idade, Paulo escreveu uma carta para sua tia Minna, na Palestina, em que há a frase eloquente:

" Com relação ao antissemitismo em nossa escola, eu poderia escrever um livro de 300 páginas".

Paulo escolheu o "Liceu Mihai grande governador" (agora escola 5 em  Chernivtsi e antes da escola 23), onde estudou de 1934-1938, os alunos tinham uma ampla oportunidade de desenvolver as suas competências linguísticas e literárias. Neste momento Celan começou a escrever secretamente poesia. Depois de terminar o colegial, ele foi, por insistência de seus pais, inscrito em 1938 na Faculdade de Medicina da Universidade de Tours (França). O início da Segunda Guerra Mundial dá-se no seu período de férias em Chernivtsi. Não podendo retornar a França, ele se tornou um estudante do Romantismo em Chernivtsi University. Celan formou-se na escola preparatória chamada Liceul Marele Voivod Mihai (Grande Voivode Mihai Prep School) em 1938.

Ainda em 1938, Celan viajou para França, para estudar medicina. Era mais difícil de entrar nas escolas romenas devido à recém-imposta cota judaica e ele voltou a Cernauti em 1939 para estudar literatura e línguas românicas.


A vida durante a II Guerra Mundial


 Na chegada em Cernauti Julho 1941 os alemães e seus aliados romenos deixaram a cidade e a Grande Sinagoga em chamas. Em Outubro, os judeus romenos foram deportados um grande número e forçados a viver em guetos. Celan teve o mesmo destino e enquanto lá, traduzia os sonetos de William Shakespeare e continuou a escrever sua própria poesia. Nos guetos eles falavam da cultura e música tradicional iídiche. Antes do gueto ser dissolvido no Outono daquele ano, Celan foi pressionado e obrigado a trabalhar, primeiro limpando os restos de um posto demolido, e em seguida, recolher e destruir livros russos.

Estórias do seu paradeiro naquela noite variam, mas é certo que Celan não estava com seus pais quando eles foram tirados de sua casa em 21 de Junho e enviados num comboio para um campo de internamento em Transnístria, onde dois terços dos deportados morreram. Os pais de Celan foram enviados para um campo de trabalho na Ucrânia, onde seu pai morreu provavelmente de tifo e sua mãe foi morta a tiro depois de esgotada com o trabalho forçado. Só mais tarde naquele ano, depois de ter sido levado para um campo de trabalho no Reino Antigo romeno, Celan iria receber a notícia da morte de seus pais.

Celan permaneceu preso até Fevereiro de 1944, quando o avanço do Exército Vermelho forçou os romenos a abandonar os campos, então Paul voltou a Cernauti pouco antes dos soviéticos, onde voltou estabelecer a sua vida. Ai, ele trabalhou por um breve período como enfermeiro num hospital de doenças mentais. As primeiras versões Todesfuge foram divulgadas, um poema que claramente se baseou em estórias provenientes de sobreviventes dos campos da Polónia. Amigos a partir deste período lembrar Celan, é lembrar a expressão de culpa imensa que ele sentia pela sua separação de seus pais que o haviam tentado convencer a se esconder antes das deportações e pouco antes de suas mortes.


Vida depois da guerra


Considerando a emigração para a Palestina e receoso do antissemitismo generalizado da União Soviética, Celan deixa a URSS em 1945 e vai para Bucareste, onde permaneceu até 1947. Ele foi ativo na comunidade judaica, tanto na área literária como tradutor de literatura russa em romeno. Como poeta foi publicando seu trabalho sob uma variedade de pseudônimos. A cena literária da época foi ricamente preenchida com surrealistas - Gellu Naum, Ilarie Voronca, Gherasim Luca, Paul Paun, e Dolfi Trost -, e foi neste período que Celan desenvolveu pseudônimos, tanto para si mesmo, para os seus amigos, como também para algumas das suas obras. Uma versão do Todesfuge apareceu como Tangoul mortii ("Death Tango "), numa tradução romena de Maio de 1947. O fermento surrealista da época era tal que tiveram que acrescentar observações adicionais, explicando que a dança e apresentações musicais do poema eram realidades do campo de extermínio de vida Noite e Nevoeiro. No primeiro documentário sobre Auschwitz (Alain Resnais, 1955), inclui uma descrição da Orquestra de Auschwitz, uma instituição organizada pela SS para montar e tocar seleções de danças alemãs e canções populares. (O homem da SS entrevistado por Claude Lanzmann para seu filme Shoah, que ensaiou canções com os prisioneiros e que foram feitas para cantar no campo da morte, observou que nenhum judeu que lhes tinha ensinado as canções sobreviveu.)



Êxodos e os anos de Paris


Devido ao surgimento do regime comunista na Roménia, Celan fugiu para Viena, Áustria. Foi lá que ele fez amizade com Ingeborg Bachmann, que tinha acabado de completar uma dissertação sobre Martin Heidegger. Diante de uma cidade dividida entre as potências de ocupação e com poucas semelhanças com a mítica cidade, Celan mudou-se para Paris em 1948. Nesse ano, sua primeira coleção da poesia foi, Der Areia aus den Urnen ("Sand das Urnas"), publicada em Viena por A. Sexl.
Seus primeiros anos em Paris foram marcados por intensos sentimentos de solidão e isolamento, expressos em cartas a seus colegas, incluindo o seu amigo de longa data de Cernauti, Petre Salomão. Foi também durante este tempo que ele trocou muitas cartas com Diet Kloos, uma jovem holandesa resistente e cantora anti-nazi, Diet Kolls, que viu o seu recém-marido torturado até à morte. Ela visitou-o duas vezes em Paris entre 1949 e 1951.

Na escrita em 1952 Celan começou a ganhar reconhecimento ao ler sua poesia nasua viagem para a Alemanha, onde foi convidado a ler nas reuniões semestrais do Grupo 47. Na sua reunião de Maio leu seu poema Todesfuge (" Fuga e Morte "), uma representação da vida no campo de concentração. Seu estilo de escrita, que foi feito em forma de oração é dado a uma sinagoga. Os poemas populares húngaros eram um obstáculo para o público alemão. Sua poesia recebeu uma reação mista. Quando Ingeborg Bachmann, com quem Celan teve um caso, ganhou o prêmio do Grupo para sua coleção Die gestundete Zeit (As Horas ampliados), Celan (cujo trabalho recebeu apenas seis votos) disse: "Depois a reunião, apenas seis pessoas se lembraram do meu nome ". Ele não assistiu a nenhuma outra reunião do Grupo.

Em Novembro de 1951, ele conheceu a artista gráfica de Gisèle Lestrange, em Paris. Paul iria enviar-lhe muitas e maravilhosas cartas de amor, influenciadas pela correspondência entre Franz Kafka, Milena Jesenska e Bauer Felice. Eles se casaram em 21 de Dezembro de 1952, apesar da oposição de sua família aristocrática, e durante os seguintes 18 anos, escreveu mais de 700 cartas, incluindo uma troca muito ativa, com Hermann Lenz e sua esposa, Hanne. Paul ganhava a vida como tradutor e professor de alemão na École Normale Supérieure. Foi também um amigo próximo de Nelly Sachs, que mais tarde ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.

Celan tornou-se cidadão francês em 1955 e viveu em Paris. Magoado pela perseguição que aumentou após a viúva de um amigo, o poeta franco-alemão Yvan Goll, o ter acusado de ter plagiado trabalhos do seu marido.


Celan foi premiado com o prémio Bremen Literatura em 1958 e com o Georg Büchner Prize em 1960.







Celan cometeu Suicídio por afogamento no Rio Sena a 20 de Abril de 1970.


Túmulo de Paul Celan no cemitério de Thiais, próximo de Paris


Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Celan

Sem comentários:

Enviar um comentário