domingo, 3 de junho de 2012

Farewell Cracow!




O Gueto de Cracóvia

As autoridades alemãs criaram o gueto judeu em Cracóvia sob a ocupação nazi em 3 de Março de 1941, como um lugar de habitação obrigatório para os judeus da cidade, por ordem do Dr. Otto Wachter, o governador do distrito. A parte central da Podgorze do bairro foi fechada e todos os seus residentes gentios expulsos para dar lugar a alguns judeus, 17.000, mais precisamente, que foram permitidos permanecerem na capital. O resto da população, 65.000, foi transferida antes da grande guerra de Cracóvia, para as cidades, vilas e aldeias menores da Polónia.

Geografia do Gueto 

 

O gueto judeu em Cracóvia foi concebido pelos nazis e situado na área Podgorze na margem direita do rio Wisla oposto ao distrito de Kazimierz e seu histórico Bairro Judeu. Originalmente, o gueto assumiu a área de aproximadamente 20 hectares quadrados que se estendiam do Plac Zgody (agora Plac Bohaterow Getta) na rua Rekawka e entre a rua Lwowska com a rua Wegierska. Foi estrategicamente situado junto ao distrito industrial Zablocie com muitas plantas, incluindo agora "famosa fábrica de Schindler ', onde podiam utilizar a mão-de-obra barata e forçada dos habitantes do gueto. Além disso, o campo de concentração de Plaszow estava perto e a estação ferroviária adjacente a Zablocie facilitou deportações futuras.



Fábrica Oscar Shindler - 1939-1944, recentemente transformada num museu.


O gueto de Cracóvia era composto por quinze ruas diferentes ou partes delas e continha 320 edifícios que eram compostos de cerca de 3.200 quartos.





O gueto de Cracóvia foi selado e um alto muro erguido em volta dela, e apenas quatro portões guardados por soldados alemães os ligavam ao mundo exterior.


O gueto de Cracóvia era composto por quinze ruas diferentes ou partes delas e continha 320 edifícios que eram compostos de cerca de 3.200 quartos.
O portão principal estava situado na margem oeste do gueto, a rua perto de Rynek Limanowskiego Podgorski, outros dois na rua Lwowska (leste) e na Praça Zgoda (sul), enquanto a outra entrada na rua Limanowskiego foi concebida exclusivamente para os veículos militares alemães.




As Condições de vida no gueto.



As autoridades alemãs racionavam rigorosamente os  alimentos na Polónia e decretaram os judeus do gueto podiam sobreviver com tão pouco como cem gramas de pão por dia e duzentos gramas de açúcar ou gordura por mês. Não é de admirar que tanto a fome como o mercado negro tiveram um aumento galopante. Batatas eram contrabandeadas pelos camponeses polacos que se tornaram o sustento de todos os dias para as famílias que podiam pagar por elas. O gueto de Cracóvia estava superlotado e como seus bispos nazis decidiram, pelo menos quatro famílias judaicas devem compartilhar uma casa. A maioria das casas, apartamentos e outros edifícios estavam em mau estado.

Os alemães fizeram todos os judeus polacos usar braçadeiras com a estrela de David. Logo, o acesso dos habitantes do gueto para o resto de Cracóvia foi restrito a um mínimo absoluto. Para que não pudessem sequer olhar pelas janelas, as mesmas foram emparedadas. A justificação para deixarem os judeus permanecem em Cracóvia, foi sua contribuição para o esforço de guerra alemão, os residentes do gueto tinham de trabalhar nas fábricas alemãs. Foram emitidas carteiras de identidade para os trabalhadores que forneceram alguma proteção contra a perseguição. Os assuntos do cotidiano do gueto de Cracóvia foram geridos pelo chamado "Conselho Judeu", Judenrat. Este consistia em nomear judeus pelo comandante local da tão assustadora polícia SS. O Judenrat foi responsável pela execução das ordens alemãs devidamente e sem demora. As suas ordens eram cumpridas pelos polícias judeus.

Destruição do Gueto

 

Mais de dois anos de sua existência vários milhares de moradores do gueto judeu em Cracóvia foram mortos ou morreram de fome. Em seguida, os nazis esvaziaram o gueto de Cracóvia em quatro fases.

Em 30 de Maio 1942, os habitantes do gueto, sem carteiras de identidade foram presos em Plac Zgody, (hoje Plac Bohaterow Getta) e cerca de 4.000 deles partiram para o campo de extermínio de Belzec e ali pereceram. Como o Judenrat não cumpria o acordo com os Alemães, as tropas de choque das SS matou cerca de 600 judeus nas ruas do gueto a 4 de Junho. Até o final de Junho os nazis diminuíram a área do gueto de Cracóvia.

Em 28 de Outubro de 1942 os tais "excessos", os moradores do gueto doentes, os velhos, deficientes, crianças tornaram-se um alvo a abater. Foram assassinados no total mais 600 judeus e cerca de 4.500 enviados por comboio para o campo de concentração de Belzec.

Em Novembro de 1942 os nazis transferiram trabalhadores judeus do gueto para o campo de Plaszóvia nas proximidades. Em Dezembro de 1942, as autoridades alemãs reorganizaram o gueto de Cracóvia em 2 zonas, zona A, era a zona de força de trabalho útil e a zona B para o resto dos judeus.

Em 13 de Março de 1943, a zona A foi fechada e todos os trabalhadores judeus remanescentes aprisionados no campo de concentração de Plaszow. No dia seguinte, as tropas da SS acabaram com a zona B do Ghetto matando seus habitantes judeus em suas casas e nas ruas. Várias centenas de judeus foram transportados para o famoso campo de extermínio de Auschwitz em Oswiecim.


O saque do gueto de Cracóvia continuou até Dezembro de 1943.


O famoso filme de Steven Spielberg. 
 A Lista de Schindler, mostra a tragédia do gueto judeu em Cracóvia.
(Neste momento só o tema músical do filme está disponivel para partilha)



Pouco ficou do gueto de Cracóvia, este foi quase todo destruído pelos nazis em 1943. Há fragmentos de uma parede, na rua 25 de Lwowska e da rua 62 de Limanowskiego. Muitos prédios de apartamentos sobreviveram, mas que não diferem de outras propriedades em Cracóvia da mesma idade.


Farmácia Sob uma Águia / Apteka Pod Orlem / a 18 Plac Bohaterow Getta, o ex-Plac Zgody, era dirigido por um polaco durante a Segunda Guerra Mundial e servia de cobertura para a resistência polaca, onde tentaram ajudar os judeus no gueto. A farmácia antiga foi transformada num pequeno Museu do Holocausto em Cracóvia, uma filial do Museu da cidade de História.


 

A Praça dos Heróis do Gueto foi transformada num monumento comemorativo ao gueto judeu e aos judeus de Cracóvia.





3 comentários:

  1. Boa-noite,

    Para saber mais sobre a Polónia judaica: http://www.sztetl.org.pl/en/cms/the-project/

    J.M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Muitíssimo obrigada pelo seu comentário. A sua ajuda é muito bem vinda.
      Tenha um resto de noite feliz.

      Eliminar