terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O dia de hoje na história judaica | 28 Shevat 5775




Dia festivo Hasmoneano
(2º século AEC)


A 28 de Shevat (134 AEC?), Antiochus V, desistiu de seu cerco a Jerusalém e dos seus planos para destruir a cidade. Este dia era considerado uma data festiva nos tempos hasmoneanos (Meguilat Taanit).



A lista dos dias de festa conhecida como Meguilat Taanit é muito antiga, e de acordo 
com o Talmude já não está em vigor.



No início do reinado de Antíoco V, houve uma tentativa por parte dos sírios para acabar com a Revolta dos Macabeus na Judeia, mas este acabou num compromisso fraco. Depois de uma vitória militar na Batalha de Beth-Zecharia, e a morte de Eleazar Avaran, irmão de Judas Macabeu, Lysias foi informado de que Philip, (o confidente de Antíoco IV Epifânio, que tinha acompanhado este rei anterior para conquistar a Mesopotâmia, e tinha sido confiado antes da morte do rei com a educação de Antíoco V), estava retornando para a capital com a outra metade do exército selêucida. Lysias sentiu-se ameaçado, e aconselhou Antíoco V a oferecer a paz aos judeus. Os judeus aceitaram; no entanto, a fim de garantir que eles não se levantariam contra eles em breve, novamente, mas o rei sírio e regente quebrou sua promessa e derrubaram os muros de Jerusalém antes de sair.



Moeda que descreve a imagem de Antíoco V, com o grego inscrição 
ΒΑΣΙΛΕΩΣ ANTIOXOY onde se lê "do rei Antíoco"



Fontes:

http://www.pt.chabad.org/calendar/view/day.htm

Créditos do autor da imagem de Antiochus V:

«Antiochus V» de Classical Numismatic Group, Inc. http://www.cngcoins.com. Disponible bajo la licencia CC BY-SA 3.0 vía Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antiochus_v.jpg#mediaviewer/File:Antiochus_v.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/Megillat_Taanit


Sem comentários:

Enviar um comentário