A Parashat desta semana conclui
com o mandamento de lembrar Amalek. “Lembrar-se-ão do que Amalek vos fez no
caminho quando vocês saíram do Egipto.” (Devarim 25:17)
Este perene inimigo do Povo Judaico, num ataque sem provocação,
surpreendeu e lançou-se sobre os vulneráveis e fracos membros do povo quando
estes deixavam o Egipto. A secção sobre Amalek constitui a parte final da nossa
Parashat. Os versos que imediatamente a antecedem falam de algo completamente
diferente, a honestidade nos nossos negócios.
Quando se compram ou vendes
bens, as unidades transaccionadas são divididas de acordo com o seu peso. Um
negociante desonesto poderia criar duas medidas de peso, uma maior para comprar
e uma mais pequena para vender, beneficiando assim ao ficar com a margem entre
as duas.
Assim o verso diz “Não terão em
vosso poder duas medidas de peso diferentes, uma grande e uma pequena.”
(Devarim 25:13). É assim proibido possuir pesos que estejam marcados do mesmo
modo, ainda que de facto sejam diferentes.
Numa constatação intrigante, o
Midrash diz-nos que não ser cuidadoso com este mandamento e ter duas medidas
diferentes abre a porta e cria uma oportunidade para Amalek nos atacar.
Como assim? Porque é que ter
duas medidas diferentes é considerado algo tão grave que traga consequências
tão severas como a invasão por Amalek?
O Grande Rabi de Lubavitch
explica este Midrash e ilustra o modo como estas duas ideias estão relacionadas
espiritualmente.
Amalek representa a antítese de
tudo o que é espiritual e sagrado. Em vez de inspiração e crença Amalek atira
água fria sobre o nosso entusiasmo e tenta constantemente semear a dúvida entre
nós. Como é que este objectivo é atingido?
O começo da intrusão de Amalek,
diz o Rebe, é o “ter duas medidas”. Não estar satisfeito na nossa busca de bens
materiais e ao mesmo tempo saciar as nossas necessidades espirituais com um
pequeno olhar na sua direcção. É isto que se chama Amalek.
Para nos imunizarmos contra
Amalek, precisamos de garantir que temos apenas uma medida. Isto é fundamental
em matérias de educação, por exemplo. O mesmo interesse e atenção que dedicamos
a programas de enriquecimento extra curricular em matérias não religiosas precisam
de ser dedicadas à educação Judaica dos nossos filhos.
Pintura de Alex Levin
Quando agimos deste modo e
temos apenas “uma medida” mostrando o mesmo empenho em matérias espirituais e
em particular em questões de educação Judaica, temos a garantia que não existe
espaço para Amalek, e garantimos um forte, seguro, e saudável futuro Judaico.
Por: Rabino Eli Rosenfeld
Shabat Shalom!
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