Caros leitores, hoje vou começar
este artigo por vos dizer o seguinte: “ Eu não cometi nenhum erro, mas erros
foram cometidos contra mim e eu estou magoada, preciso assim desabafar: “Vocês
sabem, uma pessoa fez-me um sem fim de coisas e foi injusta, e mais isto e mais
aquilo…”
Sinto-me muito melhor agora, já
desabafei, obrigada por lerem e nem vou pensar mais no que acabei de escrever
porque não só não falei no nome de ninguém, como também não disse nada de mal,
certo?
Resposta:
Totalmente Errado!
Um dos temas pelos quais, provavelmente todos nós (ou quase todos),
devemos refletir sobre o que fizemos, é precisamente este, o Lashon Hará!!!
A importância da reflexão é tremenda, porque por vezes nós nem temos a consciência das consequencias que um aparentemente, tão simples e pequeno ato pode ter nas nossas vidas e na vida dos outros e chegamos muitas vezes à arrogância de achar:
Este ano não tenho grandes preocupações!
Vamos então ver a explicação do grande sábio e escritor do famoso livro sobre lashon hara, o Chafets Chaim (Rabi Israel Meir Kagan). ZD
Pergunta:
Se não se pode falar lashon hara, maledicência, mas uma pessoa fala mal de você e você guarda rancor, poderá se abrir para alguém e contar o assunto, sabendo que mesmo que você não cite nomes, a pessoa perceberá de quem está se tratando?
O Chafets Chaim, grande sábio e escritor do famoso livro sobre lashon hara, refere-se a um caso como o que você descreveu (Chafets Chaim 3:4).
Resposta:
Se
uma pessoa conta uma história sem especificar nomes, porém o ouvinte entenderá
sozinho de quem se trata, também esta transgredindo a proibição de lashon hara.
Mais do que isto, mesmo que em sua história a pessoa não contou nada negativo
por si só, porém sabia que o ouvinte iria enxergar com olhos negativos o que
estava contando, também é lashon hara. Este tipo de lashon hara é chamado por
nossos Sábios de "lashon hara betsina" - "lashon hara
encoberto".
Portanto, vamos lá, todos nós, por este motivo e por tantos outros, aproveitar para fazermos uma lista do que é que achamos que conseguimos deixar de fazer e outra com o que iremos fazer para merecermos mais uma oportunidade de sermos inscritos no livro da vida. ZD
L’Shanah
Tovah!
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