Espiritual Negro
Joseph “King” Oliver Creole Jazz Band
Joshua Fit the Battle of
Jericho é um dos melhores exemplos de espirituais
negros, um género musical criado pelos escravos afro-americanos que viveram nesta
condição cerca de 300 anos – sensivelmente o mesmo período de tempo de servidão
do povo israelita no antigo Egipto.
Aos escravos norte-americanos era proibido
aprender a ler. No entanto, desenvolveram uma arte musical intuitiva, com base
nas suas culturas originais africanas, combinadas com as influências
missionárias protestantes, de uma expressividade e complexidade únicas. É pois
tempo de ouvirmos este magnífico espiritual.
Joshua fit the battle of Jericho, and the walls came a
tumbalin down
JERICÓ
Vista
das muralhas de Jericó, fotografia do MNE de Israel
Jericó, localizada na margem ocidental do
rio Jordão, uma das poucas fontes de água daquela região desértica, é das
cidades mais antigas do mundo. No caminho de uma das rotas comerciais mais
importantes daquele tempo, foi alvo de ataques sucessivos. Por esta razão era
uma cidade muito bem fortificada, com muralhas que pareciam indestrutíveis aos
olhos humanos.
Esquema
em recorte da
fortificação
de Jericó, baseada no trabalho da
arqueóloga
britânica Kathleen
Kenyon.
De acordo com a Bíblia, a casa de Raave (a prostituta que abrigou os espiões enviados por Josué) ficava incorporada numa das muralhas - Josué 2:15 “E ela os fez descer por uma corda pela janela, porque a casa ficava na parede de uma muralha, e na muralha ela habitava.”.
Reconstituição
da ala norte da fortificação de Jericó, segundo escavações que decorreram entre
1907-1909, efetuadas por uma equipe alemã.
James
Tissot,
A prostituta e os
dois
espiões
A
CONQUISTA DE JERICÓ
James
Tissot, A conquista de Jericó
Josué, escolhido por Deus como
sucessor de Moisés, nas vésperas da conquista da cidade inexpugnável, teve uma
visão: apareceu-lhe um homem empunhando uma espada – E Josué
perguntou-lhe: «És por nós, ou pelos nossos adversários?» - e ele disse: «Não,
mas venho agora como comandante do Exército do Eterno.» (Josué
5:13-15). Com esta visão, Josué entendeu que havia um exército invisível que
lutaria com os israelitas, e assim, se eles permanecessem firmes na direção de
Deus, seriam vitoriosos.
Para os escravos afro-americanos, a queda
da muralha de Jericó era uma metáfora para a queda da escravatura, porque
também ela parecia indestrutível. Mas como em tudo na vida, há um tempo
determinado para cada propósito, e a muralha da escravatura acabou por ruir.
Terminamos este pequeno artigo, como
começámos: com música. Propomos a audição do mesmo espiritual - Joshua Fit the Battle of Jericho – na
voz inimitável de Elvis Presley.
Este
artigo foi-me oferecido pela minha querida amiga
Sónia
Craveiro,
A quem
mais uma vez agradeço com carinho.
Obrigada
Beijinhos
Fontes:
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.ibiblio.org/jimmy/folkden/php/images/Jericho.png&imgrefurl=http://www.ibiblio.org/jimmy/folkden-wp/%3Fp%3D7104&usg=__-8SGXlSxxJxzXmWQ_lnkmIeMtZg=&h=600&w=735&sz=750&hl=pt-PT&start=1&sig2=rgllvNyf0bv0_tU2Dtn_PQ&itbs=1&tbnid=U4E27gG2k7X2bM:&tbnh=115&tbnw=141&prev=/images%3Fq%3Dthe%2Bbattle%2Bof%2Bjerico%26hl%3Dpt-PT%26lr%3D%26sa%3DN%26tbs%3Disch:1&ei=xwD7S8X1BcKK4QaXpokV;
http://www.answersingenesis.org/articles/cm/v21/n2/the-walls-of-jericho;
Bíblia
Hebraica, Profetas, Josué
Sem comentários:
Enviar um comentário