sábado, 28 de julho de 2012

9 de AV - O dia de hoje na História Judaica



1ª - A geração do Êxodo é condenada a morrer no deserto (1312 AEC)



A Nove de Av de 2449 (1312 AEC), a geração de judeus que saiu do Egito sob a liderança de Moshê 16 meses antes foi condenada a morrer no deserto e a entrada na Terra de Israel foi adiada por 40 anos.

Esta é a primeira das cinco tragédias nacionais que ocorreram em 9 de Av relatadas pelo Talmud (Taanit 4:6), devido às quais o dia foi designado como dia de jejum. As outras quatro foram: a destruição dos dois Templos, a Queda de Betar, e a destruição de Jerusalém
.



2ª - Destruição dos Templos Sagrados; Nascimento de Mashiach (423 AEC e 69 EC)


O primeiro Templo, construído por Salomão


Tanto o Primeiro como o segundo Templo em Jerusalém foram destruídos em 9 de Av: o Primeiro pelos babilónios em 3338 (423 AEC) e o Segundo pelos Romanos em 3829 (69 EC).




O segundo Templo, mandado construir pelo Rei Herodes

A destruição dos Templos representa a maior tragédia na História Judaica, pois assinala nossa descida à galut – o estado de exílio físico e afastamento espiritual no qual nos encontramos hoje. Assim, a Destruição é pranteada como uma tragédia que afeta nossa vida hoje, 2000 anos depois, não menos que a própria geração que a viveu em primeira mão.

Porém Nove de Av também é um dia de esperança. O Talmud relata que Mashiach ("O Ungido" – o Messias), nasceu no mesmo momento em que o Templo foi incendiado e o Galut começou. [Isso está de acordo com os ensinamentos de Nossos Sábios, que: "Em toda geração nasce um descendente de Yehuda que é digno de se tornar o Mashiach de Israel" (Bartinoro sobre Ruth); "Quando chegar a hora, D'us se revelará a ele e o enviará, e então o espírito de Mashiach, que está oculto em segredo no Alto, se manifestará nele" (Chattam Sofer).]


3ª – Queda de Betar (133EC)


Betar, a última fortaleza na heróica rebelião de Bar Kochba, caiu para os romanos a 9 de Av de 3893 (133 EC), após um cerco de 3 anos. Aproximadamente 580.000 judeus morreram de fome ou pela espada, incluindo Bar Kochba, líder da rebelião.



4ª Expulsão dos Judeus da Inglaterra (1290)



Os judeus da Inglaterra
foram
expulsos pelo Rei
Edward I
nesta data em 1290




5ª – Expulsão dos judeus da Espanha (1492)



Os judeus da Espanha foram
expulsos
pelo Rei Fernando e pela Rainha
Isabel a
9 de Av de 1492, dando fim a muitos
séculos de florescente vida judaica
 naquele país.



Leis e Costumes



O Shabat anterior a Nove de Av é chamado Shabat Chazon (“Shabat da Visão”) após as palavras iniciais da leitura do dia dos Profetas (“Haftará”), que é a terceira da série de leituras conhecida como “As Três de Admoestação”. Neste Shabat, dizem os mestres chassídicos, nos é concedida uma visão do Terceiro Templo; não podemos vê-lo com nossos olhos físicos, mas nossas almas o veem, e recebem o poder de se libertar de nosso estado atual de galut (exílio e deslocamento espiritual) e trazer a Redenção e a reconstrução do Templo.

O Jejum começa esta noite: refeição pré-jejum


O jejum de Tishá B’Av começa ao anoitecer. Algumas das práticas do jejum – como abster-se de estudo de Torá exceto dos textos relacionados aos eventos e natureza do dia de jejum – são observadas a partir do meio-dia de hoje.

A refeição final antes do início do jejum, feita pouco antes do pôr-do-sol, é chamada seudá hamafseket. Somente um alimento cozido é ingerido nesta refeição, geralmente um ovo mergulhado em cinzas.

“Eichá” – o Livro das Lamentações – é lido esta noite na sinagoga após as preces noturnas.



Fonte:

1 comentário:

  1. É preciso mais publicações como esta, concisa e objetiva, no tempo certo. Obrigada, fui abençoada, abençoo este lugar também.

    ResponderEliminar