quarta-feira, 25 de abril de 2012

Yom HaZikaron





Yom Hazikaron ou Dia da Memória (em hebraico: יום הזכרון לחללי מערכות ישראל ונפגעי פעולות האיבה, lit. Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo) é um feriado nacional de Israel.

Yom Hazikaron é observado no dia 4 de Iyar no calendário hebraico e precede a comemoração do dia da Independência de Israel ou Yom Ha'atzma'ut, que ocorre no dia 5 de Iyar.

Neste feriado relembra-se os veteranos e soldados mortos do Estado de Israel e da Força de Defesa de Israel que morreram no conflito arábe-israel, além de relembrar das vítimas do terrorismo.
O dia inclui muitas cerimónias em respeito aos soldados mortos em que soldados veteranos estão sempre presentes. O dia abre com cerimonias as 20:00 após uma sirene de um minuto que é ouvida em todo o Pais. Durante a sirene todos os Israelitas ficam de pé em silêncio em respeito e memoria.


Uma sirene de dois minutos e chegadas as onze horas da manha seguinte a qual marca a abertura oficial das cerimónias de memória aos soldados que morreram em serviço, em todos os cemitérios do Pais em que haja soldados enterrados. O dia termina com a cerimónia de encerramento do Dia da Lembrança as 20:00 no Monte Herzl, na cidade de Jerusalém, onde as bandeiras do Estado de Israel ficam a meio-mastro.




Poema de Alex Singer

De vez em quando.
E estava eu a progredir no meu caminho final
E senti uma pontada de medo.

Hoje senti tanto medo.

E se a guerra vem
Quando a guerra vier
Vou ter de conduzir os meus homens para a morte
Mas esses homens não eram homens há pouco tempo atrás
Alguns nem fazem a barba ainda
E eu vou ter que ter o poder da calma
E  gritar para eles
ou  sussurrar Kadima.
  
E eu vou ter que ter o poder da calma

e de dar um passo adiante sozinho.






Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Yom_HaZikaron
http://amichai.me/yom-hazikaron-2012-a-poem-by-alex-singer.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário