domingo, 22 de abril de 2012

Emmanuel Mané-Katz







Emmanuel Mané-Katz foi um pintor de Cultura judaica nascido na cidade Kremenchug na Ucrânia em 1894 e morreu em Haifa, Israel, em 1962.





Mané-Katz mudou-se para Paris com a idade de 19 para estudar arte, embora seu pai quisesse que ele estudasse para rabino.
Em Paris, ele se tornou amigo de Pablo Picasso e outros artistas importantes, e foi associado a um movimento artístico conhecido como A Escola judaica de Paris.


Em 1931, a pintura Mané-Katz, "O Muro das Lamentações", foi premiado com uma medalha de ouro na Feira Mundial de Paris. No início, seu estilo era clássico e sombrio, mas sua paleta mudou nos últimos anos para brilhantes cores primárias, e pintava com ênfase em temas judaicos. Seus óleos apresentam personagens como; rabinos, judeus, músicos, mendigos, estudantes de yeshivas e cenas do Leste Europeu.


Mané-Katz fez sua primeira viagem ao mandato da Palestina em 1928 e, posteriormente visitou o país anualmente. Ele disse que sua casa real era Paris, mas o seu lar espiritual era Eretz Israel, a Terra de Israel.

Museu Mané-Katz

Mané-Katz deixou os seus quadros e colecção pessoal extensiva de etnografia judaica para a cidade de Haifa, Israel.


Quatro anos antes de sua morte, o prefeito de Haifa, Abba Hushi, forneceu-lhe com um edifício em Mt.Carmel para abrigar sua obra, que se tornou o Museu Mané-Katz.



A exposição inclui óleos Mané-Katz, mostrando a progressiva mudança no estilo ao longo dos anos, um retrato do artista assinado por Picasso datada de 1932 e uma grande colecção de objectos rituais judaicos.










Em 1953, Mané-Katz doou oito de suas pinturas para o Museu Glitzenstein em Safed, que atraiu logo no primeiro trimestre, os principais artistas israelitas da década de 1950 e 1960, e abrigou algumas das mais importantes galerias do país.


Guetto



Rosh Hashaná



The Quartet



Fonte:


http://en.wikipedia.org/wiki/Mane-Katz

3 comentários: