sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mark Rothko




Mark Rothko, de seu nome de nascença  Markus Rotkovičs - Rothkowitz, (Daugavpils, 25 de setembro de 1903 a 25 de fevereiro de 1970) foi um pintor expressionista abstrato (embora ele rejeitasse tal classificação). O pintor nasceu na Rússia (Letónia) mas acabou por se naturalizar Americano.


 De origem judaica, Rothko emigrou com a mãe e a irmã para Portland (Oregon), em 1913, para se reunir ao pai e irmãos. Fez seus estudos no Lincoln High School de Portland, depois na Universidade YaleEm 1929, tornou-se professor de desenho para crianças.







Casou-se com Edith Sachar, em 1932. Em 1934, fundou a Artist Union de Nova York.
Em 1940, adotou o nome anglo-saxónico "Mark Rothko", dois anos após ter conseguido a nacionalidade americana. Rothko se separou de sua esposa no verão de 1937, em seguida ao sucesso de Edith no ramo das jóias. Aparentemente, ele não tinha prazer em trabalhar com sua esposa e se sentia ameaçado por seu sucesso financeiro. Edith e ele se reconciliaram no outono, mas a relação permaneceu difícil.




De acordo com seus amigos, tinha uma natureza difícil. Profundamente ansioso e irascível, podia ser também extremamente afectuoso. É no ano de 1950 que sua carreira evolui verdadeiramente, graças sobretudo ao coleccionador Duncan Philips que lhe comprou vários quadros e, após uma longa viagem do pintor à Europa, consagrou uma sala inteira à sua colecção (um sonho de Rothko, que desejava que os visitantes não fossem perturbados por outras obras).




Os anos 1960 foram para ele um período de grandes encomendas públicas - da Universidade Harvard, da Marlborought Gallery de Londres, a capela em Houston) - e de desenvolvimento das suas ideias sobre a pintura. Mas este impulso criador e de reconhecimento foram interrompidos por um aneurisma de aorta - doença incapacitante que o impediu de pintar em grandes formatos.




Rothko era um intelectual, um homem extremamente culto que amava a música e a literatura e era muito interessado pela filosofia, em particular pelos escritos de Nietzsche e pela mitologia grega. Influenciado pela obra de Henri Matisse – a quem ele homenageou em uma de suas telas – Rothko ocupou um lugar singular na Escola de Nova York.




Após ter experimentado o expressionismo abstrato e o surrealismo, ele desenvolveu, no final dos anos 1940, uma nova forma de pintar. Hostil ao expressionismo da Action Painting, Mark Rothko (assim como Barnett Newman e Clyfford Still) inventa uma forma meditativa de pintar, que o crítico Clement Greenberg definiu como Colorfield Painting ("pintura do campo de cor").


Em suas telas, ele se exprime exclusivamente por meio da cor em tons indecisos, em superfícies moventes, às vezes monocromáticas e às vezes compostas por partes diversamente coloridas. Ele atinge assim uma dimensão espiritual particularmente sensível.
Em 21 de fevereiro de 1938, Rothko obtém a nacionalidade americana, incitado por seus medos de que a influência nazi, crescente na Europa, pudesse provocar a deportação de judeus americanos. A aparição de simpatizantes do nazismo nos Estados Unidos aumentou seus temores; em Janeiro de 1940, adotou o nome Mark Rothko. A partícula "Roth" era identificada como judaica.
Após o pacto germano-soviético entre Hitler e Stalin, em 1939, Rothko, Avery Gottlieb e outros deixaram o Congresso dos artistas americanos em sinal de protesto contra a aproximação do congresso com o comunismo radical. Em junho, ele forma com outros artistas, a Federação dos pintores e escultores modernos, cujo objetivo era manter a arte isenta de propaganda política.

Mark Rothko suicidou-se em 1970.

Fonte:


Sem comentários:

Enviar um comentário