domingo, 29 de abril de 2012

CULTURA- Teatro





O teatro, ao contrário da literatura, não existia na cultura hebraica antiga; e ele não se desenvolveu do teatro ídish, tão popular nas comunidades judaicas da Europa Oriental até a 2a Guerra Mundial. Seu início data da fundação, em 1917, do teatro hebraico Habima (O Palco), em Moscovo, sob a direcção do encenador russo Constantin Stanislavsky e contando com o talento dramático de Hanna Rovina (1892-1980), que mais tarde recebeu o título de "Primeira Dama do Teatro Hebreu". Em 1931, a companhia se estabeleceu definitivamente em Tel Aviv.




Habima, o teatro nacional, tem sua sede num complexo de três salas (num total de 1.520 lugares) em Tel Aviv, com uma lotação média de 90%, graças, em parte, a seus 30.000 assinantes anuais. Seu repertório inclui peças tradicionais sobre temas judaicos, obras de autores hebraicos contemporâneos e traduções de clássicos internacionais, dramas e comédias. Directores de projecção internacional são às vezes convidados a montar seus espectáculos.





O teatro em Israel se compõe de vários elementos diferentes contemporâneos e clássicos, locais e importados, experimentais e tradicionais  com autores, actores, directores e produtores de várias formações e origens, criando aos poucos um teatro israelita distinto. O panorama teatral é muito activo, com seis teatros de repertório profissionais e dezenas de companhias regionais e de amadores que se apresentam em todo o país, para públicos numerosos e aficionados. Nos últimos anos, várias companhias israelitas realizaram turnês pela Europa Ocidental e Oriental, participando de festivais internacionais, como o Festival de Edimburgo, e se apresentaram em vários eventos teatrais na Europa, Estados Unidos e outros lugares. Alguns grupos semi-profissionais e amadores se apresentam em inglês e russo. Entre os autores de peças, alguns dos quais de renome internacional, citam-se Chanoch Levine, Yehoshua Sobel, Hillel Mittelpunt e Ephraim Kishon. As principais companhias teatrais estão sediadas nas quatro maiores cidades do país.




O Teatro Câmeri, o teatro municipal de Tel Aviv desde 1970, foi a primeira companhia a apresentar quadros realistas da vida israelita e continua a contribuir ao desenvolvimento do teatro hebraico com um dinâmico repertório, que inclui uma importante série de dramas originais israelitas e adaptações de grandes sucessos teatrais.







O Teatro Municipal de Haifa, que foi o primeiro no país a ter financiamento público, é uma companhia ousada e popular, conhecida por suas apresentações de obras israelitas originais que tratam de temas provocantes e controvertidos.









O Teatro Municipal de Beer Sheva percorre todo o país levando produções teatrais a públicos entusiastas. É considerado o mais popular teatro de repertório, no qual jovens artistas graduados podem iniciar suas carreiras profissionais.






O Teatro Khan, único teatro de repertório de Jerusalém, oferece uma mistura de obras clássicas e contemporâneas numa sala de espectáculos sui-generis, num prédio restaurado que foi no passado uma hospedaria turca de caravanas.




O Teatro Guesher, fundado em 1991 por novos imigrantes da antiga União Soviética, apresentou inicialmente produções em russo de alto nível. Em virtude do sucesso e da aprovação da crítica, passou a apresentar peças em hebraico, tornando-se parte integrante do teatro israelita. Seus actores ainda são na maioria de fala russa, e ele é um importante factor de sua integração à vida teatral do país.



 

O Teatro Infantil e Juvenil, apresenta peças para três diferentes faixas etárias, em escolas e centros culturais de todo o país; mantém cursos de teatro e drama e fornece instrutores para cursos especiais nas escolas. Vários outros teatros, como o Hassimtá, Beit Liessin, Itim e os teatros dos kibutzim, são de natureza experimental e vanguardista, e seus reportórios incluem sátiras sociais e problemas actuais.
Muitos novos autores e grupos de actores iniciaram uma carreira profissional apresentando-se no Festival de Teatro Alternativo, realizado anualmente em Aco, num cenário realçado pelas muralhas e fortalezas do tempo dos cruzados. Um Festival Internacional de Teatro de Marionetas também se realiza a cada primavera em Jerusalém.
A formação em drama, direcção e profissões correlatas ao teatro é proporcionada na Universidade de Tel Aviv, na Universidade Hebraica de Jerusalém, na Escola de Artes, Palco e Cinema Beit-Zvi (em Ramat Gan), no Estúdio de Representação Nissan Nativ (em Tel Aviv) e na Escola de Drama do Seminário Kibutziano.



Entretenimento



O conceito de diversão "popular" começou em Israel na década de 40, com grupos como Chizbatron, Matateh e Batzal Yarok. Contudo, o grande desenvolvimento ocorreu durante os anos 60, com a formação de conjuntos de entretenimento ligados às diferentes unidades do exército. Vários dos principais artistas do país iniciaram suas carreiras durante o serviço militar, como Chaim Topol, Si Hyman, Miri Aloni, Dorit Reuveni e Yardena Arazi. Embora a televisão e o rádio sejam os principais meios de distracção popular, espectáculos ao vivo de comediantes, cantores, músicos e conjuntos são realizados regularmente em todo o país.

Entre os cantores predilectos do público citam-se Arik Einstein, Shlomo Artzi, Matti Caspi, Shalom Chanoch e Yehudit Ravitz; dentre os conjuntos, Kaveret, Mashina, Atraf, Etnix e Chaverim shel Natasha. Alguns artistas são populares também no exterior, como as veteranas Shoshana Damari e Yaffa Yarkoni, e outros mais jovens, como Dudu Fisher, Ofra Chaza, Rami Kleinstein, Aviv Guefen, David Broza, Achinoam Nini e o pantomimeiro Chanoch Rosenn.
 Grandes musicais traduzidos para o hebraico, como "Os Miseráveis" e "A Noviça Rebelde", que tinham sido muito populares nos anos 70, foram recentemente reencenados, com grande sucesso.
Muito popular entre os israelitas de origem sefaradita é o género musical oriental, derivado sobretudo de influência árabe e grega, cujos principais cantores são Chaim Moshe, Eli Luzon, Shimi Tavori, Boaz Sharabi, Margalit Tsaanani, Zehava Ben (que canta as músicas da legendária Umm Kulthum) e Ofer Levy.
No campo da comédia, o trio Hagashash Hachiver vem se apresentando há décadas e ocupam ainda, inquestionavelmente, o primeiro lugar; uma nova geração de comediantes, porém, não lhes fica atrás. Entre os artistas de TV que apresentam espetáculos muito populares encontram-se Dudu Topaz, Guidi Gov, Meni Peer, Dan Margalit, Dan Shilon, Ilana Dayan e Rivka Michaeli.



 Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário