quinta-feira, 12 de abril de 2012

O pintor Eugen Spiro


EUGEN SPIRO


(1874-1972)
Eugen Spiro, auto-retrato


     Eugen Spiro foi um pintor, retratista e paisagista, artista gráfico e ilustrador, que se tornou famoso por ter pintado retratos de personalidades europeias e norte-americanas. A sua obra está espalhada por vários museus como a Galeria Nacional de Berlim, Museu Nacional de Arte Moderna em Paris, Museu Bezzele em Jerusalém ou a Biblioteca do Congresso em Washington.
     Spiro nasceu em 1874, em Breslau, na Alemanha (actual Wroclaw, na Polónia), e era um de nove filhos de Abraham Beer, chazzan, e de Fanny Form Spiro. Estudou arte na sua cidade natal e mais tarde foi aluno da Master Class de Franz von Stuck, em Munique. Em 1904 mudou-se para Berlim, e entre 1906 e 1914 viveu em Paris, estudando os mestres franceses impressionistas. Em 1914 regressou a Berlim, onde foi professor da prestigiada Academia de Artes de Berlim. Em 1933, com a subida de Hitler ao poder foi impedido de trabalhar, devido à sua ascendência judaica. Já em 1935, regressa a Paris, cidade onde permanece nos próximos cinco anos, pintando, dando aulas particulares, participando em exposições em Londres e Amsterdão e funda, com outros artistas, a União dos Artistas Livres de Paris. Em 1936 renunciou à sua cidadania alemã e em 1940, com o poder cada vez maior dos nazis em França, decide fugir com a família. Com uma breve passagem pelo Campo de Concentração de Gurs, nos Pirenéus Franceses, é liberto e consegue emigrar para os Estados Unidos da América, via Espanha e Portugal.
     Eugen Spiro foi casado três vezes: primeiro com Tilla Durieux (1904-1906), depois com Elisabeth Saenger-Sethe em 1917, com quem teve um filho, Peter, e por último com Lilly Jacoby, que conheceu no Campo de Gurs, em 1940.Casaram um ano depois, já em Nova Iorque onde fixaram residência. Spiro morreu, justamente, em Nova Iorque, com a idade de 98 anos.

     Spiro era irmão da pintora Baladine Klossowska (Merline), que era mãe do famosíssimo pintor Balthus.

Eugen Spiro, Susi, Kate e Lotte, 1910



Spiro, Klossowska Bailarina (Merline), 1901
Eugen Spiro, Albert Einstein

Eugen Spiro, O Profeta Isaías
Este artigo foi-me oferecido pela minha querida amiga
Sónia Craveiro
O meu muito obrigada
Beijinhos

Fonte:

 

2 comentários: