No
seguimento do artigo Cartas de Lisboa| Ki Teitzei, vamos conhecer um pouco
melhor o rabino português (Ya’akov Tsemach), de quem nos fala o rabino Eli Rosenfeld.
A
sabedoria da Cabala
O
seu nome completo é Jacob ben Haim Zemah
e nasceu no início do século XVII (1600?).
Este rabino foi um cabalista e médico
Português. Ele teve formação em medicina no seu país natal, como marrano, mas
fugiu por volta do ano de 1.619 para Safed e dedicou-se ao estudo do Talmud e aos
casuístas ("posekim") até
1625; de seguida, ele foi para Damasco, onde por 18 anos, estudou a cabala do
Zohar e os escritos de Isaac Luria e Chaim Vital.
A Cidade de Safed, xilogravura de Harry Fenn (1838-1911)
Bairro
judaico na Velha Damasco por:
Lord Frederic Leighton
Acabou por se estabelecer em Jerusalém onde
abriu uma yeshivá para o estudo do Zohar e outras obras cabalísticas, David
Conforte foi por algum tempo um dos seus alunos (Kore ha-Dorot, pp. 36a, 49a).
Uma
das ruas da Jerusalém Velha
Jacob Zemah foi um dos maiores cabalistas da sua época e foi um autor prolífico,
as suas obras, incluem os tratados da sua autoria, assim como compilações dos
escritos de Hayyim Vital. Ele
produziu vinte obras, das quais apenas duas foram publicadas. A primeira delas
é o Kol ba-Ramá (Korez de 1785), um comentário sobre o Idra, que começou em
1643, e para a qual ele utilizou o comentário de Hayyim Vital. No prefácio de seu
trabalho, ele afirmou que a vinda do Messias dependia do arrependimento
("teshuvá"), do estudo da Cabala do Zohar e dos escritos de Isaac
Luria, e ainda, que o atraso no advento do Messias se devia à inexistência de escolas
espalhadas por todas as cidades para esse estudo.
A sua segunda obra publicada é a Nagid
u-Mezawweh
(Amsterdam, 1712), sobre o significado místico das orações, sendo este um
resumo de um compêndio que Zemah compôs com base
num tratado mais abrangente.
Entre os seus trabalhos inéditos, uma menção
especial pode ser feita da Ronnu le-Ya'akob, em que ele se chama "prosélito" ("Zedek
ger."; Cat Oppenheimer, No. 1062 Q). Este tratado é composto por notas
gravadas enquanto estudava sob Samuel Vital e completada com algumas das suas
próprias adicções. Na sua compilação dos escritos de Hayyim Vital, Zemah afirmou ter descoberto muitas obras de Vital que eram desconhecidas
para o filho do último - Samuel.
Ya’akov Tsemach morreu em Jerusalém, na segunda metade do século XVII.
Não encontrei nenhuma
imagem deste rabino, pelo que optei por colocar algumas imagens referentes às
cidades por onde passou e viveu e das suas obras publicadas. ZD
Fontes:
Referências:
Bibliografia
Enciclopédia Judaica
Azulay,
Shem ha-Gedolim, i., Ii. S.V. Gilgulim, et passim;
Eliaquim
Carmoly, em Revue Orientale, ii. 287;
Fuenn, Keneset Yisrael, p. 570;
Steinschneider, Cat. Bodl. col. 1268.
Este
artigo incorpora o texto de uma publicação agora em domínio público:
"Zemah, Jacob ben Haim". Enciclopédia Judaica. 1901-1906.
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