Parsha Ki-Tavo
"Um coração para
reconhecer, olhos para ver, e ouvidos para ouvir." (Devarim 29: 3)
Em 1492, o Rabino Isaque Abohav chegou
ao Porto, com muitos judeus que tinham sido expulsos de Espanha.
Num sermão poderoso sobre o versículo
acima, o Rabino Abohav oferece uma visão fascinante sobre a perspectiva judaica
do corpo e sua finalidade.
Num ser humano saudável, ver e ouvir são
naturais e constantes. Raramente se dá atenção especial a estas capacidades. Não
é normal perguntar por que vemos ou por que ouvimos. O mesmo pode ser dito
sobre o bater do coração.
No entanto, como com a simples
navegação, a única maneira de chegar a um destino, é ter um destino para
começar. Não é possível fazer coisas e ser bem-sucedido sem termos metas ou
direcções.
- Qual é o objectivo do ser humano, qual é o nosso
objectivo?
A resposta, diz o Rabino Abohav, é
através de uma melhor compreensão de quem somos.
Na história da criação, o ser humano é
criado em dois actos. O corpo formado a partir da terra e uma lufada Divina que
nele entra - homem, corpo e alma.
Esta entidade dupla, muitas vezes tem
opiniões divergentes e agendas particulares. Enquanto o corpo anseia pela
gratificação imediata, a alma vê além do que é aparente.
- Como é
possível unir estas forças opostas?
O Rabino Abohav
diz que a resposta é detalhada para nós na mais famosa de todas as bênçãos
judaicas, o "Birchat Cohanim."
Esta bênção tríplice fornece o roteiro, um processo em três passos
para a parceria entre o corpo e a alma.
A bênção começa com um simples desejo de
"ser abençoado". Esta é
tradicionalmente entendida como uma bênção para todas as nossas necessidades
materiais. A alma não pode funcionar sem um corpo saudável.
No entanto, é a segunda parte da bênção que lhe fornece o
foco. Ao viajar no caminho do sucesso físico, pedimos a D-us para
"brilhar", para nos fornecer uma luz e um caminho, para não nos
perdemos no mundano.
Só então, poderemos alcançar a
última parte da bênção, a bênção de "paz".
A verdadeira paz não é negar os desejos de um, em favor do
outro, mas sim em encontrar complementaridades e encontrar a paz na realização
de um objectivo comum.
Estes são o
coração, olhos e os ouvidos, de que fala o nosso verso. Exemplificando a
verdadeira função, de um corpo e alma vibrantes, guiados pela Torá.
Shabat Shalom!
Cortesia do Rabino
Eli Rosenfeld
chabadportugal.com
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