domingo, 13 de julho de 2014

O dia de hoje na história judaica | 15 Tamuz 5774




Rabino Chaim ben Moisés ibn Attar



Falecimento do famoso erudito de Torá e místico Rabi Chayim ben Attar (1696-1743), autor do comentário Ohr HaChayim sobre a Torá. Nascido em Marrocos, viveu e ensinou em Algiers, Itália, Acco e Jerusalém, onde se estabeleceu um ano antes de seu falecimento. Contam-se muitas histórias sobre sua grandeza e santidade, e sobre as repetidas tentativas mal-sucedidas feitas pelo Rabi Israel Báal Shem Tov para chegar à Terra Santa para o conhecer, na crença de que juntos, eles poderiam trazer Mashiach e a Redenção final.


Chaim ben Moisés ibn Attar também conhecido como o Ohr ha-Chaim após seu comentário popular sobre o Pentateuco, foi um talmudista e cabalista, nascido em Meknes, Marrocos, em 1696 e morreu em Jerusalém, Israel 07 de Julho de 1743.


Em 1733, ele decidiu deixar seu país natal e estabeleceu-se na Terra de Israel, na altura, sob o Império Otomano. No caminho, ele foi detido em Livorno pelos membros ricos da comunidade judaica, que o convidaram a ficar e onde lhe estabeleceram uma yeshiva.




Muitos de seus alunos conseguiram através dos fundos que angariaram e lhe ofereceram, a quantia suficiente para imprimir sua obra Ohr ha-Chaim.









Ohr ha-Chaim Hakadosh Synagogue


O rabino era recebido com grande honra para onde quer que ele viajasse. Este facto devia-se ao seu amplo conhecimento, intelecto aguçado e devoção extraordinária. Em meados de 1742 ele chegou a Jerusalém, onde ele presidiu a Midrash Beit Knesset Yisrael.




Um de seus discípulos foi o rabino Haim Yosef David Azulai, que escreveu sobre a grandeza de seu mestre:






"O coração pulsava com Attar Talmud, ele arrancou montanhas como uma torrente irresistível, a sua santidade era a de um anjo do Senhor, por ter cortado toda a conexão com as coisas deste mundo."



Chaim ben Moisés ibn Attar está enterrado no
Monte das Oliveiras, em Jerusalém.




Fontes:

http://www.israelholyplaces.com/Chaim%20Ben%20Attar
http://hirhurim.blogspot.pt/2007_10_01_archive.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Chaim_ibn_Attar#See_also

Sem comentários:

Enviar um comentário