domingo, 8 de junho de 2014

Curiosidades Judaicas | Mértola




MÉRTOLA


Foto de Miguel Vieira (Flickr)


Freguesia portuguesa do concelho homónimo na região do Alentejo, com 2.800 habitantes, situada numa elevação na margem direita do rio Guadiana.

Por Mértola, no seu importante porto fluvial, passaram gregos, romanos, visigodos, norte-africanos e árabes. 






Na vila ergue-se um castelo em posição dominante sobre o trecho do rio que a banha e que é navegável até o seu porto. Foi "reconquistada" pelo rei Sancho II em 1238.



Castelo de Mértola


Próximo da fortificação da vila de Mértola foi encontrado o mais antigo testemunho directo e com datação explícita (ano 482 d.n.e), um epitáfio com candelabro, que acusa a presença de Judeus junto da comunidade paleocristã de Mértola.

O formulário desta inscrição não difere do das outras inscrições de Mértola, e se não fosse a presença do Menorah, o texto não faria suspeitar da presença de um grupo judaico em Mértola.



Esta lápide funerária epigrafada acha-se no Museu de Mértola/Basílica Paleocristã.




Fontes:


Por Caeiro




4 comentários:

  1. Em 2012, foi descoberto um vestígio directo mais antigo, o mais antigo da Península Ibérica até à data. http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/descoberto-perto-de-silves-o-vestigio-judaico-mais-antigo-da-peninsula-iberica-1548183
    Este blogue é realmente uma tentação...

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada DAlmeida, pelo seu comentário. :)
    Já estive para colocar a imagem desta noticia que me enviou, mas depois fiquei na dúvida quanto ao local onde foi encontrada, isto porque noutro site, aparece como achado em outra localidade, e como não tinha com quem confirmar...optei por não a usar. :)
    Tenha uma semana muito feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, eu logo vi que havia 'coisa', senão a Ziva já teria publicado esta descoberta tão interessante, realmente achei estranho e lancei o isco :D. Por acaso, não encontrei fonte online que não falasse num lugar perto de Silves... mas... lembrei-me de uma pessoa minha conhecida que é capaz de saber confirmar a notícia; quando estiver com ela, pergunto-lhe. Obrigada! Semana feliz retribuída!

      Eliminar
  3. Muito obrigada pela sua bondade, vou aguardar. :)

    ResponderEliminar