segunda-feira, 15 de julho de 2013

Relembrando o porquê do jejum de 9 de Av!



Tisha B'Av
Tisha B'Av – Pintura de Zvi Raphaeli


A geração do Êxodo é condenada a morrer no deserto (1312 AEC)


A Nove de Av de 2449 (1312 AEC), a geração de judeus que saiu do Egito sob a liderança de Moshê 16 meses antes foi condenada a morrer no deserto e a entrada na Terra de Israel foi adiada por 40 anos.

Esta é a primeira das cinco tragédias nacionais que ocorreram em 9 de Av relatadas pelo Talmud (Taanit 4:6), devido às quais o dia foi designado como dia de jejum. As outras quatro foram: a destruição dos dois Templos, a Queda de Betar, e a destruição de Jerusalém.


Destruição dos Templos Sagrados (423 AEC e 69 EC)

Tanto o Primeiro como o segundo Templo em Jerusalém foram destruídos em 9 de Av: o Primeiro pelos babilônios em 3338 (423 AEC) e o Segundo pelos Romanos em 3829 (69 EC).

Pintura de Hayez Francesco

A destruição dos Templos representa a maior tragédia na História Judaica, pois assinala nossa descida à galut – o estado de exílio físico e afastamento espiritual no qual nos encontramos hoje. Assim, a Destruição é pranteada como uma tragédia que afeta nossa vida hoje, 2000 anos depois, não menos que a própria geração que a viveu em primeira mão.


Porém Nove de Av também é um dia de esperança. O Talmud relata que Mashiach ("O Ungido" – o Messias) nasceu no mesmo momento em que o Templo foi incendiado e o Galut começou. Isso está de acordo com os ensinamentos de Nossos Sábios, que:

"Em toda geração nasce um descendente de Yehuda que é digno de se tornar o Mashiach de Israel"

(Bartinoro sobre Ruth);

"Quando chegar a hora, D'us se revelará a ele e o enviará, e então o espírito de Mashiach, que está oculto em segredo no Alto, se manifestará nele"

(Chattam Sofer).

Pintura de Keren Souza Kohn  
“Esperando Mashiach”


Queda de Betar (133 EC)

"A revolta de Bar Kochba"
Carece da informação do pintor(a)


Betar, a última fortaleza na heróica rebelião de Bar Kochba, caiu para os romanos a 9 de Av de 3893 (133 EC), após um cerco de 3 anos. Aproximadamente 580.000 judeus morreram de fome ou pela espada, incluindo Bar Kochba, líder da rebelião.





Expulsão dos judeus da Inglaterra (1290)

Os judeus da Inglaterra foram expulsos pelo Rei Edward I nesta data em 1290.






Expulsão de Espanha (1492)

Expulsão dos judeus de Espanha em 1492, pintura do século XIX - Biblioteca Nacional, Madrid


Os judeus da Espanha foram expulsos pelo Rei Fernando e pela Rainha Isabel a 9 de Av de 1492, dando fim a muitos séculos de florescente vida judaica naquele país.

Jejum de Tishá B'Av


Para àqueles que rezarem Minchá logo após o kidush na sinagoga, ao retornarem para casa almoçarem e mais tarde fazerem a seudá, em preparação ao jejum, antes de retornarem à sinagoga para Maariv já deverão calçar sapatos que não sejam de couro. Para àqueles que optarem por recitar a Prece de Minchá no horário normal, ao final da tarde, deverão trazer seus sapatos de tecido ou outro material antes do Shabat para a sinagoga para que possam efetivar a troca (calçados de couro por outros) ao término do Shabat, antes de Maariv.



Fonte:


Sem comentários:

Enviar um comentário