Pintor(a) desconhecido(a)
Depois do período das Três Semanas e do dia de jejum de
Tisha B’Av – tempo de luto – inicia-se um período de consolação. Durante as
sete semanas seguintes e até ao Rosh Hashana, em cada Shabat lê-mos Haftarot
cujo tema são profecias reconfortantes.
Abudraham* explica, baseado na Midrash, que a sequência
destas sete Haftarot contém uma mensagem profunda. O verso de abertura de cada
uma delas regista parte de uma conversa entre o profeta em questão, o Povo
Judaico, e D-us.
Pintor(a) desconhecido(a)
Primeiro, D-us envia o Seu profeta, o qual declara em nome
de D-us:
“Conforta, conforta o Meu povo, diz o vosso D-us”.
O Povo Judaico, contudo, não querendo que D-us fale com eles
através de intermediários respondem:
“D-us abandonou-me.”
O profeta relata a D-us o facto de o Povo Judaico está:
“Aflito, sobrecarregado, e não consolado.”
“Aflito, sobrecarregado, e não consolado.”
Nas seguintes três Haftarot, D-us dirige-se pessoalmente ao
povo Judaico dizendo :
“ Eu, Sou Eu quem vos conforta” e
“Tu, canta, mulher infértil que não deste à luz”.
E finalmente: “Levanta-te e ilumina, pois a tua luz chegou.”
“Tu, canta, mulher infértil que não deste à luz”.
E finalmente: “Levanta-te e ilumina, pois a tua luz chegou.”
Agora que o Povo Judaico tinha exactamente o que desejava –
ou seja, uma relação directa com D-us – ficaram rejuvenescidos e disseram:
“Rejubilem, eu rejubilarei no meu D-us”.
Pintura de Gila Holt
*O Rabi David ben Yosef Abudraham viveu em Espanha no século
catorze. O seu livro mais famoso, um livro abrangente sobre orações e bênçãos
Judaicas, foi impresso pela primeira vez em Lisboa no ano de 1489.
Perush Ha-Berakoth Ve-Ha-Tefillot, um incunábulo hebraico impresso em
Portugal. Oficina de David Abudrahan em Lisboa, 1489.
(Escrito pelo Rabi Yosef
Wolvovsky do Chabad East of the River, Glastounbury, CT)
Fonte:
Rabbi Eli Rosenfeld
Foto da Perush Ha-Berakoth Ve-Ha-Tefillot:
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